Os griôs são considerados bibliotecas vivas de todas as histórias. Histórias que são passadas de uma geração à outra, através da oralidade, e não pela escrita.
A exposição Walter Firmo - no verbo do silêncio a síntese do grito, apresenta imagens que possibilitam o desenvolvimento de narrativas de histórias griôs. A visualidade criada por Walter se apoia também na oralidade para contar sobre a história de cada fotografia, como comenta Janaina Damaceno, “Walter Firmo é um griô”, “como uma pessoa que aponta para onde temos que olhar”.
A partir de fotografias da exposição, em roda, vamos nos aproximar dos apontamentos de Walter, em sessão de contação de histórias griôs, com Ana Maria de Paula: “A fotografia é o momento único e verdadeiro que somos expostos pelo olhar do outro”.
As atividades propostas são um convite para que crianças e seus adultos possam experimentar de forma conjunta.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Mulher negra, mãe, avó e ativista no Sul de Minas Gerais. Presidente da Associação Afro Ancestral de Poços de Caldas e cocriadora do Projeto Curas, lidera projetos sociais focados em equidade, liberdade e combate ao racismo. Seus projetos, como Projeto Brincando com a Memória e Projeto Tranças, transmitem sabedoria e cultura a crianças e adolescentes, tornando-a uma verdadeira griô.
Quando
30/7/2024, terça, 15h
Onde
IMS Poços
Rua Teresópolis, 90
Poços de Caldas/MG
Entrada gratuita
Lugares limitados (20 vagas). Necessária inscrição prévia.
Duração: aproximadamente 90 minutos.
Indicado para crianças acompanhadas por responsáveis.