Idioma EN
Contraste

Homens visíveis: masculinidades negras em Ralph Ellison e Gordon Parks

Roda de conversa

Com Caio César e Cláudio Patrício. Mediação de Luiz Mauricio Azevedo

Quando

15/1/2025, quinta, 19h às 20h30

Evento gratuito

Vagas limitadas.

Mais informações abaixo.

IMS Paulista

Sala multiuso, 9º andar

Avenida Paulista, 2424

São Paulo/SP

O homem invisível, Harlem, Nova Iorque, 1952. Foto de Gordon Parks / Cortesia © Fundação Gordon Parks

Em diálogo com a exposição Gordon Parks - A América sou eu, a mesa propõe uma conversa sobre as interseções entre literatura e fotografia a partir de Homem Invisível, de Ralph Ellison. Tendo como ponto de partida este clássico da literatura afro-estadunidense e o encontro histórico entre o autor Ellison e o fotógrafo Parks, os convidados refletirão sobre a produção dessas obras e de seus autores. Ambos desafiaram estereótipos, expuseram desigualdades estruturais e afirmaram a subjetividade negra como força não apenas política, mas também artística e estética. Com a participação de Caio César, Claúdio Patrício e Luiz Mauricio Azevedo, o público poderá dialogar sobre formas de existência, experiências e resistência de homens negros.

Evento com interpretação em Libras de acordo com a necessidade dos participantes.


Participantes

Caio Cesar
Bacharel em Ciências Sociais, pesquisador com ênfase em Gênero e Raça, Co-autor do livro Diálogos contemporâneos sobre homens negros e masculinidades, roteirista e consultor em diversidade e inclusão.

 

 

Cláudio Patrício
Psicólogo (UFMG), mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência e doutor em Sociologia (UFMG). Pesquisador das trajetórias educacionais de homens negros e das relações entre racismo, masculinidades e saúde mental. Atua como terapeuta, supervisor clínico e servidor público em Minas Gerais.

 

Luiz Mauricio Azevedo
Nasceu em Cascavel, no ano da morte de John Lennon. Ele é autor de vinte livros, dentre eles, Wofsegg, Rio Grande do Sul, vencedor do Prêmio Açorianos de 2022; Metal de sacrifício e Baldeação, ambos indicados ao Prêmio Oceanos de 2024. Doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp, atua como crítico literário em diversos veículos, como colaborador eventual das revistas Quatro cinco um e Cult; e dos jornais Folha de S.Paulo e Correio do Povo.


Como participar

Quando

15/1/2025, quinta, 19h às 20h30

Onde

IMS Paulista
Sala multiuso, 9º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Entrada gratuita

Lugares limitados (40 vagas).
Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
Evento com interpretação em Libras de acordo com a necessidade dos participantes.


Exposição relacionada