Imagem técnica e criação de “possíveis”

Oficina

Com Arnaldo Pappalardo

Parte de Cursos e oficinas 2019/2

Quando

9, 16, 23, 30/10, 6 e 13/11/2019, quartas, das 19h às 21h30

Ingressos

ESGOTADO (lista de espera disponível). Mais informações em Como participar

IMS Paulista

Estúdio
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Esta oficina pretende especular possibilidades de resistência visual ao monumental fluxo de imagens técnicas que trafegam pelo espaço virtual e desfilam por nossos olhos. Quais as estratégias para fazer frente a esse movimento apocalíptico? O que pode despertar a criação de "possíveis", como apontar nosso radar para olhares, sentimentos e pensamentos que estão fora dos holofotes da cultura e mídia oficiais – para os denominados "devires-minoritários"? Nos debruçaremos sobre perguntas como essas por meio da leitura e discussão de textos, apresentação de obras de artistas que dialoguem com esses temas e também na produção e discussão em grupo de fotografias pelos participantes.

Pré-requisitos: A oficina é indicada a todas as pessoas que tenham um conhecimento básico de fotografia digital e/ou analógica, tais como fotógrafos, designers gráficos, artistas visuais, ilustradores, arquitetos e também estudantes de todas essas áreas, como quaisquer outras áreas que dialoguem com as imagens técnicas, especialmente as fotografias. O programa considera que os alunos possam dispor de algum tempo para continuar seus trabalhos fora do horário das aulas.

Materiais necessários: Os alunos deverão apresentar semanalmente as fotografias que serão realizadas no decorrer das aulas, a partir de pequenas cópias (12 x 18 cm) impressas em uma impressora convencional.

Sem título, Foz do Iguaçu, 2019. Arnaldo Pappalardo.

Como participar

ESGOTADO (lista de espera disponível)

Quando
9, 16, 23, 30 de outubro, 6 e 13 de novembro de 2019, quartas, das 19h às 21h30

R$300, pelos 6 encontros
12 vagas

Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos


Sobre Arnaldo Pappalardo

É fotógrafo profissional há mais de 30 anos. Foi aluno do artista plástico Carlos Fajardo e da fotógrafa Claudia Andujar. Já realizou muitas mostras individuais e coletivas no Brasil e no exterior, e publicou livros como Tensão calma.


Programa

1) Apresentação da proposta do curso: Imagens técnicas hoje: formas de resistência e criação de "possíveis", dentro da perspectiva dos devires-minoritários, partindo da explicação do próprio conceito de imagem técnica criado por Vilém Flusser e do conceito de devir-minoritário de Deleuze/Guattari. Propostas de leitura: "Sobrevivência dos vagalumes", do filósofo Georges Didi-Huberman; Dentro do nevoeiro, do arquiteto Guilherme Wisnik; e "As existências mínimas" do filósofo David Lapoujade.

2) Discussão sobre o texto "Sobrevivência dos vagalumes". Apresentação de trecho do filme Ama-san da diretora Cláudia Varejão. Análise do trabalho do fotógrafo tcheco Miroslav Tichý e de outras referências que dialogam com o conceito do livro. Apresentação e discussão a partir de fotos realizadas pelos alunos.

3) Discussão sobre o livro Dentro do nevoeiro. Apresentação de trabalhos dos artistas Michael Wesely, Olafur Eliasson, Francis Alÿs e Wolfgang Tillmans. Apresentação e discussão a partir de fotos realizadas pelos alunos.

4) Análise do livro As existências mínimas, do filósofo David Lapoujade, capítulo "Modos de existência: fenômenos, coisas, imaginários e virtuais". Apresentação de uma seleção de imagens diversificadas para ilustrar os modos de existência descritos por ele. Apresentação e discussão a partir de fotos realizadas pelos alunos.

5) Continuação da análise do livro As existências mínimas, capítulos "A realidade inacabada" e "O que é um acontecimento?". Análise do trabalho em papel do poeta e dramaturgo Antonin Artaud. Apresentação de uma exposição do artista Robert Ryman no DIA Chelsea (NY, 2016) e de diversas obras do artista Fred Sandback. Apresentação e discussão a partir de fotos realizadas pelos alunos.

6) Continuação da análise do livro As existências mínimas, capítulo "Alcançar o limite". Análise da obra da artista Agnes Martin e, finalizando, apresentação em vídeo da peça 4'33 de John Cage. Apresentação e discussão final da produção de fotos realizadas no decorrer do curso pelos alunos.


Cursos e oficinas no IMS Paulista

Com destaque para a fotografia e voltada tanto para o público leigo quanto para quem deseja aprofundar os conhecimentos, a programação de cursos contempla também áreas como música, cultura pop e artes visuais, além de dialogar com as exposições em cartaz no centro cultural.