Erica Malunguinho e Alan Costa, do coletivo Afrobapho
Conversa
Reflexão e discussão crítica sobre obras produzidas para o programa IMS Convida. Mediação de João Fernandes
Quando
Evento online e gratuito
Alan Costa, do coletivo Afrobapho e a deputada e educadora Erica Malunguinho estarão no segundo encontro do programa IMS Convida para conversar, que acontece no dia 7 de junho, às 18h, pelo Facebook e YouTube do IMS.
Na conversa, apresentada e mediada por João Fernandes, diretor artístico do IMS, Erica Malunguinho deve relacionar seu olhar e suas indagações, como arte-educadora e performer, com as obras produzidas pelo Afrobapho para o programa IMS Convida, entre agosto e setembro do ano passado.
Entre abril e dezembro de 2020, o IMS comissionou 171 artistas, individuais e coletivos, para que produzissem projetos para o Convida, um programa de incentivo à criação artística – no âmbito das áreas da fotografia, do cinema, da música, da literatura, das artes visuais e do desenho gráfico –, concebido para vigorar durante o período da quarentena. Um vasto acervo de trabalhos está disponível no site e nas redes sociais da instituição, constituindo um documento significativo desses tempos de pandemia, e igualmente representativo das questões tão essenciais de diversidade e identidade de raça, gênero, região, contexto social e cultural no Brasil contemporâneo.
O Convida é agora objeto do programa de encontros online de reflexão e discussão crítica IMS Convida para conversar, que começou no dia 4 de maio de 2021.
Transmissão ao vivo com tradução simultânea em Libras pelo YouTube do IMS e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.
Alan Costa | Afrobapho
É ativista interseccional dos movimentos negro e LGBTIA+. Atuou como mobilizador social em projetos da Anistia Internacional. Também é o idealizador do coletivo Afrobapho - formado por jovens negros LGBTIA+ da Bahia, que utilizam as artes integradas como forma de mobilização social.
Erica Malunguinho
É educadora, artista plástica e política brasileira. É filiada ao PSOL, Partido Socialismo e Liberdade. Em 2018, foi eleita deputada estadual por São Paulo, sendo a primeira mulher transexual da Assembleia Legislativa de São Paulo.
João Fernandes
Diretor Artístico do Instituto Moreira Salles.
Quando
7 de junho de 2021, segunda, às 18h
Evento online
Grátis, não é necessário se inscrever antecipadamente.
Transmissão ao vivo com tradução simultânea em Libras pelo YouTube do IMS e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.
Use máscara sempre, lave as mãos e use álcool em gel. Evite qualquer tipo de aglomeração.
Lançado pelo Instituto Moreira Salles em abril de 2020 como resposta aos danos causados na produção das artes pela pandemia, o programa Convida disponibilizou mais de R$ 1 milhão em suas suas três fases para comissionar 171 artistas, individuais e coletivos, apresentados no site e nas redes sociais do IMS.
Os projetos tiveram afinidades com as áreas de programação e acervos do IMS (fotografia, cinema, música, literatura, artes visuais e desenho gráfico), mas não seguiram formatos fixos ou rígidos. Solicitou-se aos criadores apenas que respeitassem todas as medidas de proteção sanitária adotadas pelas organizações de saúde nos territórios onde vivem e trabalham.