A relação com a infância na obra de Clarice Lispector é mais um elemento sobre o qual buscaremos lançar olhares no contexto da exposição Constelação Clarice.
O curso Infâncias em Clarice tem como objetivo aproximar educadores e demais interessados da produção da escritora destinada ao público infantil e também de suas obras que abordam a infância.
Compreendendo a leitura literária para muito além de sua função didática, os encontros convidarão os participantes a pensar a literatura como uma experiência lúdica, prazerosa – ainda que muitas vezes tocando temas difíceis –, que contribui para o desenvolvimento criativo e para a constituição de sentidos de crianças, adolescentes e adultos.
Nesse sentido, o universo clariciano que dialoga com a infância é profícuo ao nos convidar a adentrar as paisagens internas de suas personagens num trabalho peculiar e instigante com a linguagem.
Por sua vez, a literatura infantil de Clarice é, junto com outros autores, um marco na produção do gênero no Brasil. Dialogando com as temáticas e questões de sua literatura "adulta", os livros valorizam a fruição estética e o respeito ao leitor criança com o qual a narradora Clarice dialoga constantemente e acolhe nos momentos em que trata de temas difíceis, como a morte, por exemplo. O trabalho de Clarice para crianças é singular em seu contexto e pode inspirar e enriquecer aqueles que nele mergulham.
Graduada em Letras (português/espanhol) pela Universidade de São Paulo, bacharelado e licenciatura, e mestra em Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, com pesquisa sobre As infâncias de Clarice Lispector. É editora executiva do grupo Companhia das Letras e ministra cursos livres sobre literatura infantil e Clarice Lispector.
ESGOTADO
Quando
8 e 16/11/2021, segunda e terça, das 19h às 21h
Curso online
Grátis. Necessária a inscrição prévia. 200 vagas.
2 encontros online, via plataforma Zoom.
Duração: aproximadamente 2 horas por encontro.
Público: professores, educadores e demais interessados
Vacine-se. Use máscara sempre, lave as mãos e use álcool em gel. Evite aglomerações.