A serrote 39 apresenta o ensaio “Vacina: história, ciência e negacionismo”, do historiador Sidney Chalhoub. No lançamento da revista, ele conversa com a historiadora Heloisa Starling sobre o texto, que investiga as raízes do movimento antivacina no Brasil e no mundo.
Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube do IMS e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook da revista serrote.
Sidney Chalhoub (1957) é professor da Universidade Harvard, historiador e autor de livros como Trabalho, lar e botequim – O cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro da belle époque, Visões da liberdade – Uma história das últimas décadas da escravidão na corte e Cidade febril – Cortiços e epidemias na corte imperial.
Heloisa Starling (1956) é historiadora e cientista política. Coordena o Projeto República, núcleo de pesquisa, documentação e memória vinculado à Universidade Federal de Minas Gerais, onde é professora titular de história do Brasil. É autora de Ser republicano no Brasil Colônia e, com Lilia M. Schwarcz, de A bailarina da morte: a gripe espanhola no Brasil. Na serrote, publicou os ensaios Se o impensável acontecer, mantenha a calma (#31) e General (#29).
Quando
18/11/2021, quinta, às 18h
Evento online
Grátis, não é necessário se inscrever antecipadamente.
Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube do IMS e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook da revista serrote.
Vacine-se. Use máscara sempre, lave as mãos e use álcool em gel. Evite aglomerações.
serrote 39
Publicação: novembro de 2021
224 páginas
A 39ª edição da serrote chega às livrarias neste mês com textos sobre temas atuais, como o negacionismo científico, o genocídio indígena e os efeitos do racismo na representação das mulheres negras.
A revista de ensaios, artes visuais, ideias e literatura do IMS sai três vezes por ano: março, julho e novembro. A publicação traz textos selecionados de autores brasileiros e estrangeiros, sempre ilustrados, sobre cultura, política, humor, novas perspectivas, atualidades, ficção, poesia e mais.