Idioma EN
Contraste

Lançamento do catálogo Xingu: Contatos

Conversa

Com Ianukula Kaiabi Suyá, Maureen Bisilliat e Takumã Kuikuro

Quando

1/2/2023, quarta, às 19h

Evento gratuito

Lugares limitados. Mais informações abaixo.

IMS Paulista

Galeria 2 - 7º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

O bate-papo com Ianukula Kaiabi Suyá, Maureen Bisilliat e Takumã Kuikuro marca o lançamento de Xingu: Contatos, catálogo da exposição em cartaz até 9/4 no IMS Paulista. A conversa terá mediação de Guilherme Freitas, editor-assistente da serrote, revista de ensaios do IMS.

 

Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais)


Catálogo

Xingu: Contatos

Em 264 páginas, o catálogo contém cerca de 200 imagens, incluindo as que foram produzidas por artistas indígenas especialmente para a mostra inaugurada no IMS Paulista em novembro de 2022. A publicação traz entrevistas com as lideranças indígenas Ailton Krenak e Watatakalu Yawalapiti, textos da pesquisadora Naine Terena, do antropólogo Carlos Fausto e dos curadores da exposição, Tukumã Kuikuro e Guilherme Freitas, além de uma cronologia sobre território do Xingu.

Comprar na loja do IMS ► 


Vídeo


Sobre os participantes

Ianukula Kaiabi Suyá
Presidente da Associação Terra Indígena Xingu (ATIX).

 

 

 

A fotógrafa Maureen Bisilliat. Foto de Laura LiuzziMaureen Bisilliat
A inglesa nascida em Englefield, Surrey, construiu desde os anos 1950, quando se mudou para o Brasil, um dos mais sólidos trabalhos de investigação fotográfica da alma brasileira, aliando a seu olhar de estrangeira um respeito profundo por seus temas – sobretudo sertanejos e índios – e a busca de apoio conceitual na antropologia e em grandes obras da literatura nacional. Desde dezembro de 2003, sua obra completa está incorporada ao acervo do Instituto Moreira Salles, num total de 16.251 imagens, entre fotografias, negativos em preto e branco e cromos coloridos.

 

Takumã Kuikuro
Cineasta do povo Kuikuro, vive na aldeia Ipatse, no Território Indígena do Xingu. É reconhecido nacional e internacionalmente pelos seus filmes, tendo sido premiado em vários festivais: Festival de Gramado, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Olhar de Cinema (Curitiba), Jornada Internacional de Cinema da Bahia, Festival do Filme Documentário e Etnográfico (Belo Horizonte), Festival Presence Autochtone de Terres en Vues (Montréal). Em 2017, recebeu o prêmio honorário de bolsista da Queen Mary University de Londres. Foi, em 2019, o primeiro jurado indígena do Festival de Cinema Brasileiro de Brasília e, em 2021, jurado do Latina 10: Mostra Ecofalante de Cinema.

 

Guilherme Freitas
Editor-assistente da revista serrote e professor no curso de jornalismo da ESPM Rio. Criador e apresentador do podcast Xingu: terra marcada (2021), produzido pela Rádio Batuta por ocasião do aniversário de 60 anos da demarcação do território.


Como participar

Quando
1/2/2023, quarta, 19h

Entrada gratuita
Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento.
Limite de 1 senha por pessoa.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

 

PROTOCOLOS DE VISITA AO IMS PAULISTA ►

O uso da máscara é recomendado.


Exposição relacionada