Idioma EN
Contraste

Lançamento do livro Nuestros Códigos

Conversa

Com integrantes do Arquivo da Memória Trans (AMT)

Quando

5/9/2023, terça, 19h

Entrada gratuita

Lugares limitados.

Mais informações abaixo

IMS Paulista

Sala de aula - 2º andar

Avenida Paulista, 2424

São Paulo/SP

Capa do livro Nuestros Códigos

O Arquivo da Memória Trans reúne fotografias, vídeos, relatos e documentos para contar a história da comunidade trans argentina e homenagear a vida de mulheres ameaçadas e silenciadas pela ditadura do país. Para celebrar o lançamento do livro Nuestros Códigos e a participação do arquivo na Bienal de São Paulo, as integrantes Maria Belen Correa, Carolina Figueredo, Teté Vega, Cecilia Estalles, Cecilia Sauri e Luis Juárez conversam com curador e editor Thyago Nogueira, coordenador da área de Fotografia Contemporânea do Instituto Moreira Salles. A história do Arquivo da Memória Trans também foi apresentada na revista ZUM #23, com texto de Amara Moira.

Evento em espanhol e com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).


Sobre Arquivo da Memória Trans (AMT)

É um espaço de proteção, construção e reivindicação da memória trans. Atualmente, o AMT reúne uma coleção de mais de 15.000 documentos, produzidos entre o início do século XX e o final da década de 1990. O arquivo inclui registros fotográficos, fílmicos, sonoros e jornalísticos, bem como documentos de identidade, passaportes, cartas, notas, boletins policiais, artigos de revistas e diários. A missão do AMT é reunir e resgatar um acervo documental sobre a história de vida da comunidade transgênero argentina. O objetivo é constituir um órgão documental e uma memória coletiva das identidades trans.

Em consonância com o projeto, foi criada a Editora Arquivo da Memória Trans, com o objetivo de contar as infinitas histórias da comunidade travesti/trans. Memórias e experiências que tiveram de viver no esquecimento, no exílio, na tortura, mas também no amor, nas famílias e sobretudo na memória coletiva das identidades trans. A editora faz livros que vão além da leitura; objetos feitos com paixão para tornar visíveis as histórias de sua comunidade.

Para a criação deste último livro Nuestros Códigos, o AMT convidou Liliana Viola para ser a editora. Liliana Viola é fundadora e editora do suplemento SOY do jornal Página/12. Editora das coleções: Anagrama 30 años, BIBLIOTECA 8M e BIBLIOTECA SOY, que reúnem ficção de Mariana Enriquez, Camila Sosa Villada, Paquito Jaumandreu, Marlene Wayar e Sylvia Molloy, entre outras. Autor de MIGRÉ, o mestre das telenovelas, que revolucionou a educação sentimental de um país e de No soporto el anonimato, biografia de Aurora Venturini. É co-editora da série de podcasts Me lo llevo a la tumba.


Como participar

Quando

5/9/2023, terça, 19h

Onde

IMS Paulista
Sala de aula - 2º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Entrada gratuita

Lugares limitados.
Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
Evento em espanhol.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).