No dia 21 de setembro, às 19h30, o IMS Paulista promove um debate de lançamento do livro O imponderável Bento contra o crioulo voador, roteiro inédito de Joaquim Pedro de Andrade, publicado pela editora todavia. O debate conta com a presença de Eliana Robert Moraes e Carlos Augusto Calil. Na ocasião, serão projetados os curtas Vereda Tropical e Brasília, contradições de uma cidade nova.
IMS Paulista
21 de setembro de 2018, às 19h30
Com Carlos Alberto Calil e Eliane Robert Moraes
Direção
Joaquim Pedro de Andrade
Informações
Brasil
1977. 18min. Livre.
Formato de exibição
35mm - Cópia restaurada
O curta-metragem de Joaquim Pedro de Andrade é parte do longa Contos eróticos, uma produção de César Mêmolo Jr., baseado em histórias premiadas no Primeiro Concurso de Contos Eróticos, lançado pela Editora Três e patrocinado pela revista Status, em 1976.
Direção
Joaquim Pedro de Andrade
Informações
Brasil
1967. 23min. Livre.
Formato de exibição
35mm - Cópia restaurada
O filme reúne imagens de Brasília seis anos após sua inauguração e entrevistas com habitantes de diferentes extratos sociais. Uma pergunta estrutura o documentário: uma cidade inteiramente planejada, criada em nome do desenvolvimento nacional e da democratização da sociedade, poderia reproduzir as desigualdades e a opressão existentes em outras regiões do país?
Carlos Augusto Calil
Professor do Departamento de Cinema desde 1987, Televisão e Rádio da ECA/USP. Foi diretor e presidente da Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes S.A (1979-86), diretor da Cinemateca Brasileira (1987-92), diretor do Centro Cultural São Paulo (2001-2005), Secretário Municipal de Cultura de São Paulo (2005-2012). Realizador de documentários em filme e vídeo, em 2016 foi curador da exposição permanente montada na casa em que viveu Mário de Andrade. É autor de mais de 130 artigos, resenhas e ensaios e editor / organizador de mais de 30 publicaçõessobre cinema, iconografia, teatro, história e literatura, dedicados a autores como Paulo Emílio Sales Gomes, Blaise Cendrars, Alexandre Eulalio, Glauber Rocha, Leon Hirszman, Joaquim Pedro de Andrade, Federico Fellini, Paulo Prado, Vinicius de Moraes, David E. Neves, Mário de Andrade. Curador da obra cinematográfica de Glauber Rocha, por designação do próprio cineasta, e da de Leon Hirszman, por solicitação de seus herdeiros.
Eliane Robert Moraes
Professora de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo (USP). Foi professora titular da Faculdade de Comunicação e Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP) e também atuou como professora visitante nas universidades da California em Los Angeles (UCLA - USA), de Paris Nanterre (PARIS 10 - FR), de Perpignan Via Domitia (UPVD - FR) e Nova de Lisboa (UNL - PT). Realizou pesquisas e publicou trabalhos sobre as relações entre estética e erótica; sobre o Marquês de Sade e a literatura libertina do século XVIII europeu; sobre Georges Bataille e o surrealismo francês; sobre o erotismo modernista na França e no Brasil; sobre Mário de Andrade, Dalton Trevisan, Roberto Piva, Hilda Hilst e Reinaldo Moraes, entre outros. Organizou uma Antologia da poesia erótica brasileira, publicada no Brasil (2015) e em Portugal (2017). Atualmente se dedica a investigar figuras do excesso na prosa de ficção brasileira dos séculos XX e XXI.