
A palestra, realizada por Elisabete Aparecida Pinto e mediada por Lucas Santos, será inspirada na dissertação de mestrado Etnicidade, Gênero e Educação: Trajetória de Vida de Laudelina de Campos Mello, defendida por Elisabete Aparecida Pinto em 1993 e transformada em um livro do mesmo título em 2015. A fala destacará o caráter inovador de Laudelina ao se posicionar como protagonista da própria história, desafiando estereótipos e discursos que reduziam os papéis das trabalhadoras domésticas, dos negros e dos sujeitos excluídos de forma geral. Serão ressaltados os principais obstáculos enfrentados por Laudelina — de barreiras educacionais à discriminação de gênero e raça — e como ela os transformou em força para seu desenvolvimento pessoal, profissional e coletivo. Destacará ainda a importância de revisitar e celebrar a trajetória de Laudelina como forma de fortalecer a identidade e a autoestima de comunidades historicamente marginalizadas.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais)
Elisabete Aparecida Pinto
Professora da UFBA, é doutora em Psicologia Social e mestre em Ciências Sociais Aplicada à Educação pela Unicamp. Graduada como Assistente Social pela PUC-Campinas, é psicanalista em formação pelo Instituto D'Alma. Coordenou o Colegiado de Graduação em Serviço Social da UFBA entre 2009 e 2013. Autora dos livros O serviço social e a questão étnico-racial e Ventres livres: o aborto numa perspectiva étnica e de gênero, organizou também Religiões: tolerância e igualdade no espaço da diversidade. Na UFBA, integra e lidera os núcleos de pesquisa Gênero Raça/Etnia e Geração, desde 2009, e Ações Afirmativas e Assistência Estudantil, com a professora Marina Silva.
Lucas Santos
Professor de História, escritor e produtor cultural. É cocriador no Projeto Curas, sendo coprodutor dos documentários Adorei as almas e Laudelina de Campos Mello: uma narrativa sobre a negritude em Poços de Caldas. Desenvolve ações relacionadas à educação antirracista e à preservação e divulgação da história e das culturas negras do Sul de Minas.
Quando
29/4/2025, terça, 19h
Onde
IMS Poços
Rua Teresópolis, 90
Poços de Caldas/MG
Entrada gratuita
Lugares limitados (87 lugares).
Distribuição de senhas 1 hora antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).