Em parceria com a Academia Brasileira de Letras, Lêdo Ivo aos cem anos comemora o centenário do escritor, completado em fevereiro deste ano. O Instituto Moreira Salles abriga desde 2006 sua importante coleção documental, com produção intelectual, correspondência, documentos pessoais e fotografias, além de biblioteca. Sua trajetória de poeta e intelectual será lembrada em conversa, no dia 4 de abril, às 17:30, no Teatro R. Magalhães Jr., quando o professor Gilberto Araújo falará sobre Lêdo Ivo e a prosa, e Manoela Daudt d'Oliveira, pesquisadora do IMS, fará a apresentação Do álbum de retratos de Lêdo Ivo, com mediação do acadêmico Antônio Carlos Secchin.
Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube do IMS e o YouTube da Academia Brasileira de Letras.
Parceria:
Antônio Carlos Secchin
Poeta com oito livros publicados, entre eles Desdizer, (2017) e Todos os ventos, ganhador de três prêmios para melhor livro do gênero no Brasil em 2002. Eleito em junho de 2004 para a cadeira 19 da Academia Brasileira de Letras, atualmente é o Secretário-Geral da instituição. Em 2019, recebeu o Grande Prêmio Cidade do Rio de Janeiro, da Academia Carioca de Letras, pelo conjunto de sua obra. É Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Gilberto Araújo
Professor de Literatura Brasileira no Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da UFRJ e, pela mesma instituição, doutor em Letras Vernáculas. Foi professor visitante na Université Sorbonne Nouvelle - Paris III, onde também realizou estágio pós-doutoral .É bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e bolsista Produtividade em Pesquisa (CNPq), com projetos dedicados à produção visual de Raul Pompeia. Publicou diversos ensaios e palestrou no Brasil e no exterior. Autor de Mudança de plano: ensaios de literatura brasileira (2022), Literatura brasileira: pontos de fuga (2014), Júlio Ribeiro (2011), Melhores crônicas de Humberto de Campos (2009), dentre outros.
Manoela Daudt d'Oliveira
Trabalha no Instituto Moreira Salles desde 2002. Tem graduação em Letras (2003) e Biblioteconomia (2016). Com ampla experiência na área de organização de arquivos, atua, principalmente, na área de arquivos pessoais e preservação de arquivos.
Quando
4/4/2024, quinta, às 17h30
Onde
Academia Brasileira de Letras
Av. Presidente Wilson, 203, 1º andar
Rio de Janeiro/RJ
Entrada gratuita
Entrada por ordem de chegada.
Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube do IMS e o YouTube da Academia Brasileira de Letras.