Leitura de imagem

Os retratos de Seydou Keïta

Atividade educativa

Para profissionais em exercício e educadores de instituições culturais

Quando

14 de junho de 2018, quinta, das 18h30 às 21h30

Entrada gratuita

Inscrição prévia até 13/6/2018 por meio de educativo.paulista@ims.com.br

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Bamako (Mali), entre 1948 e 1963. Foto de Seydou Keïta/ Contemporary African Collection (CAAC) - The Pigozzi Collection

Sobre a atividade

O Encontro com Professores deste mês tem como foco explorar o retrato na exposição de Seydou Keïta. O fotógrafo realizou retratos em seu estúdio no Mali entre os anos 1948-1962, final do período colonial. É hoje considerado como um dos mais importantes fotógrafos africanos do século XX. Registrando expressões, poses e vestuário, seus retratos são testemunhos do encontro entre sua poética e singularidade, com as vontades de seus modelos, da maneira como eles queriam ser vistos e eternizados pela fotografia. Além disso, as imagens de Keïta revelam a transformação da sociedade, e a convivência entre tradição e modernidade.

Na ocasião, em uma conjugação de programação do IMS Paulista, os professores serão convidados a acompanhar a Conversa na Galeria conduzida por Bob Wolfenson. O fotógrafo brasileiro fará comentários sobre a mostra de Seydou Keïta. Após a conversa, o grupo será convidado a participar de uma atividade de leitura de imagens, a ser proposta pelos educadores. A investigação das obras terá como guia a pesquisa e as possíveis interpretações das poses, gestos, vestimentas e objetos que compõem as fotografias. Piedade, erudição, felicidade, riqueza, beleza, fidelidade, tradição. Como o fotógrafo pode participar na elaboração da construção de uma identidade ou narrativa por meio da fotografia?


Como participar

Atividade destinada a profissionais em exercício e educadores de instituições culturais. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia até 13 de junho por meio de educativo.paulista@ims.com.br

Nº de participantes: 20 pessoas
Pré-requisito: profissionais em exercício 
Vagas também para educadores de instituições culturais
Com certificado de participação
Mais informações: (11) 2842-9120 ou educativo.paulista@ims.com.br


O que é o Encontro com Professores?

Encontro com Professores é uma série de atividades destinadas a professores das redes públicas e privada de ensino, de nível básico e superior, a fim de contribuir na preparação das visitas com seus alunos e desdobramentos em sala de aula.

Cada encontro apresenta um tema, a partir do qual são propostas ações que estimulam debates, estudos, práticas e experiências estéticas acerca dos acervos e exposições do Instituto Moreira Salles.


Eventos relacionados

Conversa na galeria com Bob Wolfenson
14 de junho de 2018, às 19h, no IMS Paulista
Entrada gratuita, sujeita à lotação