Roda de conversa
Quando
6 de março de 2020, sexta, às 19h
Entrada gratuita
IMS Paulista
Sala de aula
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Leonardo da Vinci atuou em praticamente todas as áreas do conhecimento: arte, engenharia, biologia, geologia, botânica, física, hidráulica, urbanismo e outras. Na engenharia, sua criatividade e genialidade estavam muito à frente de sua época, e algumas das obras que idealizou seriam realizadas apenas no século XXI. Também na pintura, o trabalho de Da Vinci se diferencia da arte de outros grandes pintores do Renascimento; mas que características de sua obra a tornam tão especial?
O engenheiro mecânico Deniol Katsuki Tanaka e o crítico de arte e professor Rodrigo Naves discutem qual o significado mais amplo da arte de Da Vinci e suas atividades em engenharia, com a mediação de Rogerio Rosenfeld. A conversa no IMS Paulista é parte da série Ciência em Diálogo: Física e Arte.
Parceria
Deniol Katsuki Tanaka é engenheiro mecânico. Desde 1989, é professor da Escola Politécnica da USP. Tem experiência na área de engenharia de materiais e metalúrgica, com ênfase em corrosão e desgaste.
Rodrigo Naves é crítico de arte e professor. Publicou, entre outros livros, Dois artistas das sombras: ensaios sobre El Greco e Oswaldo Goeldi, A forma difícil: ensaios sobre arte brasileira, O vento e o moinho: ensaios sobre arte moderna e contemporânea, bem como livros de ficção, como A calma dos dias. Há mais de duas décadas ministra um curso livre de história da arte.
Rogerio Rosenfeld é físico, vice-diretor do ICTP-SAIFR, professor do IFT-Unesp e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Física. Desenvolve pesquisas nas áreas de cosmologia e física das partículas e é autor de O cerne da matéria: a aventura científica que levou à descoberta do bóson de Higgs.
Quando
6 de março de 2020, sexta, às 19h
35 lugares.
Entrada gratuita. Evento sujeito à lotação do espaço.
Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
Esta série une um físico e um artista, crítico ou pesquisador de artes para dialogar sobre temas comuns a ambas as áreas, sob diferentes abordagens. As conversas acontecem no IMS Paulista uma vez por mês e são uma parceria com o South American Institute for Fundamental Research do International Centre for Theoretical Physics (ICTP-SAIFR), abrigado no Instituto de Física Teórica da Unesp.