Luz, intimidade e afetos

Oficina

3 aulas com Ilana Bar

Quando

17, 18 e 19 de setembro de 2019, terça a quinta, das 18h30 às 21h30

Ingressos

Vendas pelo Eventbrite. Mais informações em Como participar

IMS Poços

Sala de estudos
Rua Teresópolis, 90 
Poços de Caldas/MG

Esta oficina oferece uma reflexão sobre a criação da imagem envolvendo intimidade, laços afetivos, percepção e direção de luz natural cotidiana. Haverá aula expositiva com referências imagéticas a fim de estimular os alunos a ampliar sua própria produção com experimentações intuitivas que serão conjugadas em um exercício fotográfico prático.

Observação: Os participantes devem dispor de uma câmera analógica ou digital que permita ajustes manuais e possuir domínio técnico sobre ela.

Sem título, da série Transparências de lar, 2014. Foto de Ilana Bar
Sem título, da série Transparências de lar, 2014. Foto de Ilana Bar

Como participar

Quando
17, 18 e 19 de setembro de 2019, terça a quinta, das 18h30 às 21h30.

R$ 120, pelos 3 encontros. 16 vagas.

Professores da rede pública, estudantes, pessoas com deficiência, portadores de Identidade Jovem e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.


Sobre Ilana Bar

Artista, fotógrafa e pesquisadora. Seus projetos e pesquisas envolvem o universo familiar, laços afetivos com pessoas e espaços. Em 2017 participou da exposição International Discoveries VI – Fotofest em Houston - TX com a série Transparências de lar, também contemplada com o Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2016/ 2017.


Programa

Aula 1
Apresentação do curso. Introdução sobre o tema, apresentando referências clássicas e fotografia contemporânea. Aula expositiva onde mostra de pinturas e fotografias com diversas situações de luz. Intimidade: apresentação de livro-afetivos e referencias que tem trabalhos em que a intimidade pré-estabelecida transparece na produção artística.

Aula 2
Proposta de exercício 1: Cada participante deverá trazer uma imagem de arquivo, já impressa que represente um afeto Executado individualmente pelos participantes fora do horário de aula, com base nos pontos discutidos. O que é intimidade? Onde estão meus afetos? Numa fotografia antiga, guardada na caixa de memória ou na produção recente? Trazer um breve afeto em imagem para esta aula. Conversa aberta em grupo, sobre o material trazido por cada aluno.

- Edição e análise do material produzido com a proposta de exercício.

- Reflexão sobre a influência da intimidade e individualidade nas imagens.

- Reflexão sobre fotografia, experimentação e experiência afetiva.

Proposta de exercício 2: A partir do exercício 1, será proposto para cada participante produzir e trazer para o próximo encontro um mini ensaio, que pode ser feito durante o dia-a-dia, desenvolvendo e ampliando a relação afetiva com a imagem trazida no exercício 1.

Aula 3 
Debruçar sobre o material produzido pelos alunos com a proposta do exercício e trocar entre o grupo as experiências e resultados, refletindo sobre a influência da intimidade e individualidade nas imagens. Encerrar e concluir com a influência da experimentação e experiência afetiva na fotografia.