Marc Ferrez, a fotografia e o Brasil em transformação do século XIX

Curso

Com Sergio Burgi, Ileana Pradilla, Samuel Leal e Tadeu Chiarelli
Parte de Sobre clássicos

Quando

8, 15, 22 e 29 de maio de 2019, quartas, das 19h às 21h

Inscrições

Vendas pelo Eventbrite. Mais informações em Como participar

IMS Paulista

Sala de aula
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

A profícua trajetória profissional de Marc Ferrez (1843-1923) como fotógrafo e empresário da imagem teve início na segunda metade dos anos 1860 e se prolongou até as vésperas de seu falecimento, abrangendo um período de intensas transformações técnicas, científicas, artísticas, sociais e de costumes no Brasil e no mundo. Este curso, que ocorre por ocasião da mostra Marc Ferrez: território e imagem no IMS Paulista, discutirá sua obra como testemunha e agente de várias dessas mudanças, sob quatro pontos de vista: seu lugar na fotografia novecentista brasileira; seus recursos para a construção do imaginário visual de uma nação em formação; a estética proposta em sua obra e suas interlocuções e contextos, a partir de sua biografia.

Observatório de São Paulo na Chácara da Ponte Grande, c.1885. Fotografia de Marc Ferrez / Acervo IMS

Como participar

4 encontros
R$ 70 por aula individual ou R$ 200 por 4 aulas
45 vagas
Vendas pelo Eventbrite e na bilheteria do IMS Paulista

INSCRIÇÕES PARA O CURSO COMPLETO
Pacote com os 4 encontros - ESGOTADO (lista de espera disponível)

INSCRIÇÕES PARA AULAS INDIVIDUAIS
8/5: Marc Ferrez no tempo e no espaço: notas para uma narrativa biográfica, com Ileana Pradilla
15/5: Fotografia e modernidade nas ferrovias de Marc Ferrez, com Samuel Leal
22/5: Diálogos, aportes e especificidades: Marc Ferrez e a construção da imagem no século XIX, com Sergio Burgi - ESGOTADO (lista de espera disponível)
29/5: Poéticas visuais: a obra de Ferrez no contexto da história da arte brasileira, com Tadeu Chiarelli


Sobre os professores

Sergio Burgi é coordenador da área de Fotografia do IMS e curador da exposição Marc Ferrez: território e imagem.

Ileana Pradilla é responsável pelo núcleo de pesquisa em Fotografia do IMS. Mestre em história social da cultura, foi diretora da divisão de Artes Visuais do Instituto Municipal de Arte e Cultura (Rioarte). É coautora da coleção Palavra do Artista (Lacerda Editores/CAHO) e organizadora do livro Kant: crítica e estética na modernidade.

Samuel Leal é mestre em antropologia e doutor em comunicação e pesquisador em cinema e fotografia, com especialização em cinema indígena e estudos de imagem. É autor do projeto vencedor da primeira edição Bolsa IMS em Fotografia, em 2018.

Tadeu Chiarelli é curador, historiador da arte e professor departamento de Artes Plásticas da ECA-USP. Foi diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do MAC-USP, e curador-chefe do MAM-SP. É autor, entre outros livros, de Belas-Artes: estudos e apreciações e Um modernismo que veio depois.


Programa

8/5: Marc Ferrez no tempo e no espaço: notas para uma narrativa biográfica, com Ileana Pradilla
A aula abordará a construção da narrativa biográfica sobre Marc Ferrez, os diversos contextos históricos, sociais e profissionais em que se insere, incluindo lacunas e conflitos existentes. Procura-se analisar como esse relato pode contribuir para alargar as possibilidades de leitura e conhecimento da obra do fotógrafo.

15/5: Fotografia e modernidade nas ferrovias de Marc Ferrez, com Samuel Leal
Análise da produção de Ferrez sobre as ferrovias brasileiras sob o ponto de vista da articulação entre os discursos científicos correntes no final do século XIX, as relações do fotógrafo com os engenheiros da época e seu projeto de nação na passagem para o século XX. Procura-se, com isso, entender, por meio das imagens, como esse conjunto pode ser pensado a partir de um encontro de discursos e técnicas heterogêneas, tendo Ferrez como agente decisivo dessa articulação.

22/5 Diálogos, aportes e especificidades: Marc Ferrez e a construção da imagem no século XIX, com Sergio Burgi
A aula discutirá obra de Marc Ferrez em relação aos seus antecessores, como Klumb, Stahl e Leuzinger, e analisará sua contribuição para a formação do universo imagético e para a difusão da fotografia no Brasil.

29/5: Poéticas visuais: a obra de Ferrez no contexto da história da arte brasileira, com Tadeu Chiarelli
A aula discutirá as relações de interação e superação entre a fotografia de Marc Ferrez e o universo iconográfico da época, capitaneado pela pintura e pela gravura.


Conteúdo relacionado


Exposição relacionada