Marey e Muybridge: entre a fotografia e o cinema

Curso

Com Raimo Benedetti

Parte de Cursos e oficinas 2019/2

Quando

9, 16, 23 e 30 de outubro de 2019, quartas, das 19h às 21h

Ingressos

Vendas pelo Eventbrite. Mais informações em Como participar

IMS Paulista

Sala de aula
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

O processo histórico de aprimoramento da fotografia estática em direção à fotografia cinética por meio das obras de Eadweard Muybridge e Étienne-Jules Marey. Famosos por suas fotografias sequenciadas de cavalos e pássaros, os trabalhos de Muybridge e Marey são amplamente conhecidos, mas paradoxalmente pouco estudados. No curso, os participantes entrarão em contato com o contexto de produção de seus trabalhos em meio às técnicas do pré-cinema. Marey e Muybridge nasceram e morreram nos mesmos anos (1830-1904). Um era artista, o outro, cientista; Muybridge vivia na Califórnia em pleno velho oeste, e Marey flanava pela Paris da belle époque. Quando se conheceram, aos 51 anos de idade, ocorreu um explosivo encontro entre arte e tecnologia, com a ciência experimental criando condições para o surgimento da fotografia cinematográfica.

O curso não exige conhecimento prévio sobre o tema.

Locomoção humana IIIB, cronofotografia, 1886. ©️ Étienne-Jules Marey/ Collège de France.
Locomoção humana IIIB, cronofotografia, 1886. ©️ Étienne-Jules Marey/ Collège de France.

Como participar

Quando
9, 16, 23 e 30 de outubro de 2019, quartas, das 19h às 21h

R$200, pelos 4 encontros
45 vagas

Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos


Sobre Raimo Benedetti

É videoartista, montador de filmes cinematográficos e pesquisador. É autor do livro Entre pássaros e cavalos: Marey, Muybridge e o pré-cinema. Dedica-se ao estudo da arqueologia das mídias desde 2010. Foi criador do espetáculo Cinema das Atrações que estreou no Festival Live Cinema em 2013.


Programa

1) Aspectos gerais do pré-cinema. O surgimento do princípio cinético e da fotografia na década de 1830. Os objetos ópticos da era vitoriana e o apogeu dos espetáculos luminosos de lanterna mágica. A infância e a formação de Marey e Muybridge.

2) O método gráfico de Marey. Os trabalhos estereoscópicos de Muybridge. As experiências com a fotografia instantânea e sequenciada na Califórnia. Projeção de desenhos animados.

3) O encontro entre Marey e Muybridge. O rifle fotográfico de Marey. A cronofotografia. Motion capture e recortes de chroma key.

4) Muybridge como exibidor itinerante. O uso da película cinematográfica por Marey.


Conteúdo relacionado


Cursos e oficinas no IMS Paulista

Com destaque para a fotografia e voltada tanto para o público leigo quanto para quem deseja aprofundar os conhecimentos, a programação de cursos contempla também áreas como música, cultura pop e artes visuais, além de dialogar com as exposições em cartaz no centro cultural.