Idioma EN
Contraste

Masculinidades Negras

Conversa-performance

com Renato Noguera e Fraternidade Vilanismo

Quando

2/3/2024, sábado, das 14h às 17h

Evento gratuito

Vagas limitadas.

Mais informações abaixo

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424

São Paulo/SP

Como parte da programação pública relacionada à exposição Pequenas Áfricas: o Rio que o samba inventou, será apresentada uma conversa-performance com Renato Noguera e a Fraternidade Vilanismo sobre masculinidades negras. Mediado pela curadora Horrana de Kássia Santoz, da área de Fotografia Contemporânea do IMS Paulista, o encontro propõe chamar atenção para aspectos espirituais, políticos e sociais que delineiam essa questão.

O encontro tem início às 14h no IMS Paulista, no 9º andar, e será seguido do Cortejo Negro, onde participantes serão convidados por integrantes da Fraternidade Vilanismo a estabelecer uma leitura do ambiente ao redor, em caminhada que parte da Avenida Paulista e encerra no Co.Vil, lugar das confabulações e criações do coletivo, situado na Barra Funda.

Caracterizado como um evento cultural significativo, os cortejos desempenham, historicamente, papel crucial na conservação da herança africana. Estes encontros servem como um meio de comemorar a rica cultura negra e, simultaneamente, endossar a integração social e o igualitarismo.

Serão oferecidos bilhetes de metrô para pessoas com mobilidade reduzida

Recomenda-se o uso de roupas confortáveis para caminhada

 

O evento tem apoio da Funarte.

 

Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais)

Cortejo da Fraternidade Vilanismo.

Vídeo


Sobre os participantes

Renato Noguera
Possui vivência familiar griot, doutorado em filosofia. É professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro). Orienta pesquisas de doutorado nos Programas de Pós-Graduação de Filosofia e de Educação. Noguera é escritor e publicou, dentre outros, os livros Ensino de Filosofia e a Lei 10639 (2014), Por que amamos (2020)”, O aniversário do João (2023). Foi consultor das novelas Além da ilusão (Rede Globo/2022) e Pantanal (Rede Globo/2022). Também é celebrante de uniões amorosas.

Fraternidade Vilanismo
Criada em 2021, a Fraternidade Vilanismo tem como objetivo principal familiarizar o público com as metodologias empregadas pelos artistas do coletivo, com foco particular em reformular e ampliar as representações da masculinidade negra, investigando os desafios enfrentados por homens negros e favelas no sistema de arte contemporânea. Em colaboração com o Instituto Moreira Salles, como parte da exposição Pequenas Áfricas, a Fraternindade Vilanismo convoca um círculo de diálogo que permita contemplar as diversas experiências encontradas por esses indivíduos.

Horrana de Kássia Santoz
É educadora e curadora, e atua como curadora-assistente no núcleo Fotografia Contemporânea & Revista Zum do Instituto Moreira Salles. Foi curadora de pesquisa e ação transdisciplinar na parceria entre a Coleção Ivani e Jorge Yunes e a Pinacoteca de São Paulo, além de ter sido responsável pela programação pública do museu e pelo desenvolvimento do programa de comissionamento Atos Modernos. No Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), integrou o núcleo de mediação e programas públicos e foi curadora da Sala de Vídeos entre 2018 e 2020.


Como participar

Quando

2/3/2024, sábado, das 14h às 17h
14h - roda de conversa, IMS Paulista, Av. Paulista, 2424 - 9º andar
15h - saída para caminhada até Co.Vil, Al. Nothmann, 1058 - Barra Funda. Ponto de Encontro no térreo IMS Paulista

Onde

IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Entrada gratuita

Lugares limitados (40 vagas).
Distribuição de senhas 30 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Serão oferecidos bilhetes de metrô para pessoas com mobilidade reduzida
Recomenda-se o uso de roupas confortáveis para caminhada


Exposição relacionada