Curso
Com Janaina Damaceno Gomes, Nelson de Sousa, Lila Silva Foster, Steven G. Fullwood e Lilian Solá Santiago
Quando
De 25/10 e 3/11/2022
Inscrição prévia de 12 a 17/10
Evento gratuito
INSCRIÇÕES ESGOTADAS.
Mais informações abaixo
Híbrido
4 encontros presenciais + 1 aula online
O Instituto NICHO 54 em parceria com o Instituto Moreira Salles (IMS) realizam a quarta edição deste curso de preservação direcionado a profissionais negres que trabalham com audiovisual em áreas como realização, pesquisa, montagem, roteiro etc, bem como pesquisadores de outras áreas das humanidades. “Memórias Pretas em Movimento” tem como objetivo compartilhar reflexões, conhecimentos e experiências acerca de preservação audiovisual, construção de arquivos – institucionais ou individuais – e memória. Essa formação também almeja aproximar o cotidiano das pessoas negras do ofício da preservação. Iremos construir um espaço atento tanto às especificidades técnicas do ofício de preservação quanto a questões de uma prática que traga perspectivas racializadas.
O curso este ano terá formato híbrido, ocorrendo presencialmente na cidade de São Paulo e com uma aula online. Composta por cinco encontros com diferentes profissionais, a oficina aborda temas como o papel da memória para a comunidade negra, os fundamentos da preservação, a confecção de arquivos e repositórios a partir de experiências nacionais e internacionais e ainda uma visita mediada à exposição "Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência", no Memorial da Resistência, em São Paulo.
Correalização e curadoria: Instituto Moreira Salles e Instituto NICHO 54
Aula 1 | 25/10/2022, terça-feira, de 19h às 21h30
A importância da memória e da inscrição na história para as populações negras
Com Janaina Damaceno Gomes e Nelson de Sousa
Aula presencial no IMS Paulista. Sala de aula - 2º andar.
Aula 2 | 27/10/2022, quinta-feira, de 19h às 21h30
Fundamentos da preservação e a relação da instituição com práticas negras
Com Lila Silva Foster (ABPA)
Aula presencial no IMS Paulista. Sala de aula - 2º andar.
Aula 3 | 31/10/2022, segunda-feira, de 19h às 21h30
In the Life Archive, a experiência de organização de um arquivo sobre pessoas LGBTQ+ afrodescendentes
Com Steven G. Fullwood
Aula virtual na plataforma Zoom com tradução simultânea.
Aula 4 | 1/11/2022, terça-feira, de 19h às 21h30
Estudos de caso
Com Lilian Solá Santiago e medição de Heitor Augusto (NICHO 54)
Aula presencial no IMS Paulista. Sala de aula - 2º andar.
Aula 5 | 3/11/2022, quinta-feira, de 16h30 às 19h
Visita à exposição Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência
Com Mário Augusto Medeiros da Silva
Aula presencial no Memorial da Resistência.
Janaina Damaceno
Professora adjunta na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Uerj, em Duque de Caxias, e uma das fundadoras do Ficine – Fórum Itinerante de Cinema Negro. É doutora em antropologia pela USP, onde foi orientada pelo professor Kabengele Munanga. Hoje, Janaina coordena o grupo de pesquisas Afrovisualidades: Estéticas e Políticas da Imagem Negra, em que se dedica a pesquisar a história visual do negro na África e na diáspora negra.
Nelson de Sousa
Nascido em 1934 na cidade de Uberaba, Minas Gerais, migrou para Santos em 1950 e, posteriormente, para a cidade de São Paulo em 1951. Teve na alfaiataria sua principal profissão e também meio para expressar pendores artísticos. Ao longo de décadas acumulou diferentes fotografias de parte da família, com imagens que datam de 1946 em diante. Em “Memórias Pretas em Movimento", Nelson irá compartilhar uma jornada pelo álbum de fotografias que montou, hoje sob salvaguarda de Heitor, um de seus quatro filhos.
Lila Foster
Pesquisadora, curadora e produtora cultural. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP, mestre em Imagem e Som pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos e formada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Articulando pesquisa histórica e preservação audiovisual, seu trabalho concentra-se no levantamento da produção amadora e experimental no Brasil. Como curadora, atuou nos festivais Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8, Mostra de Cinema Periférico (Espanha) e atualmente integra a equipe de curadoria da Mostra de Cinema de Tiradentes e da Mostra de Cinema de Ouro Preto.
Steven G. Fullwood
Arquivista, editor e documentarista. Atuou como curador-assistente da Divisão de Manuscritos, Arquivos e Livros Raros do Schomburg Center for Research in Black Culture, na biblioteca pública de Nova Iorque. Fullwood tem trabalhado em prol da preservação de arquivos e coleções com foco nas culturas africanas e da diáspora. Em 1999, fundou o In the Life Archive, com o intuito de auxiliar na preservação de materiais produzidos por e sobre pessoas LGBTQI+ afrodescendentes. Em 2018, cofundou o The Nomadic Archivists Project, uma iniciativa para estabelecer, preservar e aprimorar coleções que exploram a experiência da diáspora.
Heitor Augusto
Atua nas intersecções entre curadoria, pesquisa, crítica e formação desde 2008. Entre seus projetos curatoriais estão América Negra: Conversas entre as negritudes latino-americanas (NICHO 54, 2021), A Two-Way Conversation: Bridging Black Brazilian and Black American Experimental Films (Highball.TV, 2022/23) e Cinema negro: capítulos de uma história fragmentada (FestCurtasBH, 2018). Atua também como programador de curtas-metragens para o BlackStar Festival (Filadélfia, 2022). É cofundador e programador-chefe do Instituto NICHO 54, contribuindo com as diretrizes da organização, concebendo projetos e delineando mostras especiais. Assina a curadoria de filmes do Festival NICHO Novembro.
Lilian Solá Santiago
Documentarista, pesquisadora e professora universitária. Como documentarista, atua principalmente com a temática afro-brasileira, tendo realizado os filmes Família Alcântara (com Daniel Santiago, 2004), Balé de pé no chão (com Marianna Monteiro, 2005), Graffiti (2009), Eu tenho a palavra (2011), entre outros. É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP, onde participa do LabArteMídia (Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologia). É Mestre em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo, com graduação em História pela mesma Universidade. Suas pesquisas em Cinema Expandido e História resultaram no conceito de “Documentário Social de Exposição”, metodologia participativa que une história e audiovisual expandido.
Mário Augusto Medeiros da Silva
Professor do Departamento de Sociologia da Unicamp e diretor adjunto do Arquivo Edgar Leuenroth — AEL/Unicamp. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Pensamento Social Brasileiro, Literatura e Sociedade, Intelectuais e Sociedade, Memória Social, Modernidade Negra. Recebeu, em 2013, o Prêmio para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa, do Centro de Estudos Sociais, da Universidade Coimbra.
INSCRIÇÕES ESGOTADAS
Quando
De 25/10 a 3/11/2023
Curso híbrido
Grátis. Necessária inscrição prévia.
4 encontros presenciais às terças e quintas + 1 aula online.
A aulas 1, 2 e 4 serão presenciais, no IMS Paulista. Sala de aula - 2º andar.
A aula 3 será online, através da plataforma Zoom.
A aula 5 será presencial, no Memorial da Resistência.
Vagas
A oficina dispõe de 35 vagas, selecionadas a partir de formulário de inscrição e observando critérios de gênero e regionalidade.
Inscrições e seleção
As inscrições estarão abertas dos dias 12 a 17/10 e terão um limite de 100 inscritos.
Serão observados critérios de gênero e regionalidade ao escolher as pessoas selecionadas.
Até a data de 20/10 todas as pessoas selecionadas serão avisadas por e-mail sobre o aceite da inscrição.
Lançado em novembro de 2019, o Instituto NICHO 54 atua no fomento às carreiras de profissionais negras, negres e negros do audiovisual no Brasil. Atento à necessidade de um trabalho que contemple os diferentes pontos do setor, nossa atuação está estruturada em três pilares: Curadoria, na qual apostamos na construção de um outro imaginário acerca das vidas negras; Formação, que compreende tanto o aprendizado técnico quanto o compartilhamento de saberes; e Mercado, por meio da qual sensibilizamos agentes contratantes no que tange à presença negra.
Para mais informações, acesse as redes sociais do instituto: Site | Instagram | Facebook