Múltiplos olhares para os territórios

Mostra + oficinas

Exibição de fotografias de participantes do projeto Foco no Pedaço e oficinas abertas ao público

Quando

Mostra: 20/12/18 a 31/1/2019
Oficinas: 9, 10 e 11/1, das 14h às 16h

Entrada gratuita

Mais informações em Como participar

IMS Paulista

Estúdio
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Os trabalhos apresentados na mostra Múltiplos olhares para os territórios são registros das oficinas de arte e fotografia do projeto Foco no Pedaço, dirigido a moradores de três conjuntos habitacionais da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e seus entornos. O projeto é uma parceria entre a Superintendência de Pós-Ocupação e Contratos da CDHU e a área de Educação do IMS Paulista. Os trabalhos foram realizados entre maio e dezembro de 2018, durante seis encontros em cada uma das três unidades envolvidas no projeto: Guarulhos E, Jaraguá L e Capão Redondo E.

Oficina realizada durante o projeto Foco no Pedaço, que resultou na mostra Múltiplos olhares para os territórios

As oficinas começaram com propostas múltiplas de desenho de observação. A seguir, câmeras de desenho ajudaram a tornar claro o processo de formação e representação da imagem. Foram construídas câmeras obscuras de papel e câmeras pinhole a partir de latas de alumínio. Os participantes fotografaram durante caminhadas, com celulares e câmeras descartáveis, trabalhando com fotografia digital e analógica. Conheceram processos fotográficos históricos e revelaram suas imagens em laboratórios. Visitaram o IMS Paulista, onde viram exposições e realizaram fotogramas (fotografias sem câmera).

Os participantes dos três conjuntos habitacionais, de origens e contextos diversos, foram convidados a refletir sobre seus percursos pessoais, deslocamentos e mudanças. Pesquisaram a história da cidade e do bairro onde vivem e transformaram sua relação de pertencimento com os novos territórios e conjuntos habitacionais. Arte e fotografia foram o incentivo para novos olhares voltados para a cidade. Com o encerramento desta etapa do projeto, fica a intenção de que os participantes continuem olhando para si mesmos, valorizando seu modo único de pensar, fazer e refletir, envolvendo sua comunidade e o entorno, ocupando com propriedade seu território e sua cidade, de maneira crítica e poética.

Oficina realizada durante o projeto Foco no Pedaço, que resultou na mostra Múltiplos olhares para os territórios

Sobre a mostra

Visitação: 20/12/2018 a 31/1/2019
Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.

Terças a domingos e feriados (exceto segundas), das 10h às 20h. Às quintas, exceto feriados, das 10h às 22h.
Última admissão 30 minutos antes do horário de encerramento.


Como participar

OFICINAS

Entrada gratuita. Lugares limitados.
A partir de 6 anos.
Distribuição de senhas 60 minutos antes de cada oficina. Limite de 1 senha por pessoa.

9 de janeiro, das 14h às 16h
Do desenho cego à câmera de desenho
Serão propostas atividades práticas de desenho, com foco em observação, apresentação, representação e construção da imagem: autorretrato sobre vinil transparente com uso de espelhos, autorretrato cego com uso de espelhos, desenho cego de observação, desenho de observação e utilização de câmeras de desenho.

10 de janeiro, das 14h às 16h
Construção de câmeras obscuras e a formação da imagem
Será proposta uma prática na qual os participantes construirão suas próprias câmeras obscuras com papel-cartão. Em seguida, serão convidados a observar o entorno, atentando para os furos, as lentes e o foco, e a formação da imagem.

11 de janeiro, das 14h às 16h
Fotografia pinhole e revelação em laboratório
Com câmeras pinhole construídas a partir de latas de alumínio, o público será convidado a realizar fotografias nos espaços do centro cultural e entorno. As imagens serão reveladas no laboratório fotográfico do IMS Paulista.


Mais eventos