No evento, o escritor Flávio Ricardo Vassoler conversa com o público sobre temas abordados na produção de Fiódor Dostoiévski (1821-1881) e Liev Tolstói (1828-1910). Vassoler analisará duas obras dos escritores russos: o conto “O sonho de um homem ridículo”, escrito por Dostoiévski em 1877, e o livro Uma confissão (1879), de Tolstói.
Tomando esses dois textos como base, o pesquisador falará sobre como o ideal de utopia e o sentimento de redenção são discutidos pelos autores, entre outros temas. De formas distintas, Tolstói e Dostoiévski escreveram sobre as contradições da condição humana e a busca por um sentido existencial.
Vassoler também conversará com o público sobre o seu livro Dostoiévski e a dialética: Fetichismo da forma, utopia como conteúdo.
Escritor e professor, é doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH-USP, com pós-doutorado em Literatura Russa junto à Northwestern University (EUA). É autor de obras como O evangelho segundo Talião (nVersos, 2013), Tiro de misericórdia (nVersos, 2014) e Dostoiévski e a dialética: Fetichismo da forma, utopia como conteúdo (Hedra, 2018).
Entrada gratuita. Lugares limitados.
Distribuição de senhas 30 minutos antes.