Idioma EN
Contraste

O amor não acaba

Paulo Mendes Campos e Otto Lara Resende centenários

Conversa

Com Alvaro Costa e Silva, Helena Lara Resende e participação gravada de Elvia Bezerra. Mediação de Flávio Pinheiro

Quando

31/5/2022, terça, às 18h

Evento gratuito

Lugares limitados.
Mais informações abaixo.

IMS Rio

Auditório
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea – Rio de Janeiro - RJ

Partindo de um dos textos mais conhecidos de Paulo Mendes Campos, “O amor não acaba” marca o centenário dos escritores mineiros que, além de conterrâneos, compartilharam uma amizade estreita e duradoura, que incluía ainda Hélio Pellegrino e Fernando Sabino.

Mendes Campos, nascido em 28 de fevereiro, e Lara Resende, em 1º de maio, deixaram seu legado literário sobretudo na imprensa carioca. A vasta produção de crônicas de ambos registra com lirismo aspectos cotidianos, familiares e políticos de um certo Brasil da segunda metade do século 20.

Para esse duplo centenário, Helena Lara Resende, a filha mais nova de Otto, falará do documentário Otto, de trás pra diante, em fase final de produção, a partir do acervo do autor. Elvia Bezerra falará do livro que prepara, Otto: retrato escrito, com a troca de correspondência de Lara Resende – que dizia sofrer de “cocaína postal” – a amigos, como Dalton Trevisan, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino, Rubem Braga e Hélio Pellegrino.

O encontro contará ainda com a participação do jornalista Alvaro Costa e Silva, que falará sobre a crônica de Paulo Mendes Campos. A mediação será feita pelo jornalista Flávio Pinheiro.

A programação será gratuita e presencial, e faz parte dos esforços do IMS em franquear seus acervos ao público.

 

Evento com interpretação em Libras.

Paulo Mendes Campos e Otto Lara Resende, déc. 1940, Rio de Janeiro. Foto de autoria não identificada. Arquivo Otto Lara Resende/ Acervo IMS.

Participantes

Alvaro Costa e Silva
Jornalista desde 1988. Trabalhou nos jornais O GloboÚltima HoraJornal do BrasilGazeta MercantilA Notícia e nas revistas Manchete e Ele & Ela. Atualmente é colunista da Folha de S. Paulo. Autor do Dicionário amoroso do Rio de Janeiro (Casarão do Verbo, 2015).

 

Elvia Bezerra
Pesquisadora de literatura brasileira e colaboradora no IMS.

 

 

 

Flávio Pinheiro
Jornalista. Foi editor-executivo do Jornal do Brasil, diretor de redação da Veja Rio, editor-chefe do jornal O Estado de S. Paulo, curador das duas primeiras edições da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e por 12 anos superintendente-executivo do Instituto Moreira Salles. No início da década de 1990 reeditou a obra em prosa de Paulo Mendes Campos.

 

Helena Lara Resende
Formada em comunicação social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), fez ainda curso de cinema na New York University. Entre as empresas para as quais tem trabalhado, destacam-se o Canal Futura e a Rede Globo de Televisão. Diretora do documentário Otto, de trás para diante.


Vídeo

Elvia Bezerra abriu o evento com uma participação gravada:


Como participar

Quando
31/5/2022, terça, às 18h

Entrada gratuita
Lugares limitados

PROTOCOLOS DE VISITA AO IMS RIO ►

O uso da máscara é recomendado.


Sobre os acervos

Arquivo Otto Lara Resende

Foi um dos primeiros a chegar ao IMS, em 1997. Composto de biblioteca de 7.097 itens, tem manuscritos e datiloscritos em diferentes versões; volumosa correspondência, além de recortes de jornais e de revistas, fotografias, e obras de Millôr Fernandes, Ziraldo, Borjalo e Mira Schendel.

Arquivo Paulo Mendes Campos

Foi doado ao IMS em 2011 e é formado por cerca de 55 cadernos com anotações diversas, poemas, registros de reflexões, manuscritos, correspondência, fotografias e desenhos de sua autoria.