Homem de notável brilho intelectual, o jornalista e escritor Otto Oliveira de Lara Resende nasceu em 1º de maio de 1922, em São João del-Rey (MG), quarto dos 20 filhos que teve o professor Antônio de Lara Resende com Maria Julieta de Oliveira. Começou a colaborar em O Diário, de Belo Horizonte, de que seu pai era um dos dirigentes. Fisgado pelo jornalismo aos 16 anos, matriculou-se, também em Belo Horizonte, na Faculdade de Ciências Sociais e Jurídicas em 1941. Concluído o curso, em 1945, e deixando a direção do suplemento literário da Folha de Minas, que estivera sob seu comando por dois anos, mudou-se para o Rio, onde Paulo Mendes Campos, recém-chegado à então capital do país, o instava a acompanhá-lo. Com ele, Hélio Pellegrino e Fernando Sabino, Otto, que afirmava ter horror ao ressentimento e gostar muito de agradar, era dotado de dois atributos fundamentais para compor o lendário grupo conhecido como “Os quatro mineiros”, que a certo momento ele mesmo batizou de “os quatro cavaleiros de um íntimo apocalipse”.
Pesquise no acervo de Literatura
Explore a base de dados, que disponibiliza descrições de itens dos Arquivos, além de imagens com o conforto de zoom até 200%. Você pode ler, nessa resolução, as crônicas de Paulo Mendes Campos publicadas na revista Manchete ou ver fotos de Ana Cristina Cesar, Clarice Lispector e Rachel de Queiroz. Surpreenda-se com as dedicatórias de livros transcritas na base de dados da Biblioteca.

Atendimento ao pesquisador
IMS Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ
CEP 22451-040
Consulta presencial
Agendamento por e-mail com 72h de antecedência.
De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30, e das 14h às 17h.
Contato
literatura@ims.com.br
A consulta presencial deverá ser agendada com 72h de antecedência.
O número de lugares na Sala de Pesquisa é restrito, portanto é preciso confirmar a presença no tempo previsto. Informe a respeito da vinda de acompanhante.
Caso não possa comparecer no dia e horário agendado, por favor, comunique.
Mais informações estarão disponíveis no local.
Na Sala de Pesquisa será permitido o uso de folhas soltas, lápis e notebook.
Não será permitido o consumo de bebidas ou alimentos.
Não é permitido fotografar documentos.
Ao lado da sala há um armário destinado à guarda dos pertences.
Os pedidos de reprodução de documentos serão analisados. O IMS não detém os direitos autorais nem de imagem dos documentos do acervo.