Idioma EN
Contraste

O artista como editor

desafios e oportunidades da publicação independente

Oficina

Com Letícia Lampert

Quando

3, 10, 17 e 24/5/2022, terças, 19h às 21h

Inscrição

ESGOTADO.
Mais informações abaixo.

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Conhecidos de vista (detalhe do fotolivro), 2018. Letícia Lampert.

Cada vez mais vemos artistas e fotógrafos optando pela publicação independente como forma de concretizar e fazer circular seus projetos autorais. Mas por onde começar? Como tirar um projeto do papel? Quais são as etapas envolvidas? Que exemplos foram marcantes e que podem nos inspirar? A oficina propõe aproximar os participantes dos processos de trabalho e estimular a produção autoral.

Pré-requisitos: A oficina é voltada para fotógrafos, artistas, estudantes e curiosos em geral interessados em apreciar e/ ou produzir publicações baseadas em imagens.

 

Devido à alta procura, as vagas para este curso estão esgotadas. Novas vagas poderão ser disponibilizadas na plataforma em caso de desistências.


Programa

1) Contexto histórico e cenário atual – conceituação dos termos “livro de artista” e “fotolivro”, apresentando exemplos que se tornaram marcos históricos até chegar na produção atual.

2) Edição de imagens – estratégias narrativas e não narrativas na constituição de um livro. Formas e formatos – apresentação de trabalhos que exploram formatos diferenciados, técnicas de encadernação e possibilidades de impressão como forma de enfatizar o discurso.

3) Produção gráfica e viabilização – etapas que envolvem a produção de livros, meios de viabilização e noções básicas de produção gráfica.

4) Debate sobre projetos dos participantes. Fechamento da oficina.


Sobre Letícia Lampert

Tem formação em artes visuais e design e mestrado em poéticas visuais. Desenvolve sua produção principalmente através da fotografia, tendo como principal eixo de pesquisa a investigação sobre a paisagem e as relações, mediadas pela arquitetura, que estabelecemos com as cidades. Em 2018, participou da Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, da Bienal de Fotografia de Pequim, na China, e foi finalista do Prêmio Fola, na Argentina. Publicou Escala de cor das coisas (2009), Chai (2016) e Conhecidos de vista (2018).


Como participar

ESGOTADO
Quando

3, 10, 17 e 24/5/2022, terças, das 19h às 21h

 

Inscrição

Devido à alta procura, as vagas para este curso estão esgotadas.
Novas vagas poderão ser disponibilizadas na plataforma em caso de desistências.
4 encontros, R$ 120 (inteira) R$ 60 (meia). Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.
Lugares limitados (12 vagas)
Evento com interpretação em Libras de acordo com a necessidade dos participantes.

 

Protocolos de participação

A entrada ao IMS Paulista será liberada mediante apresentação de certificado de vacinação e documento oficial com foto.
PROTOCOLOS DE VISITA AO IMS PAULISTA ►

Vacine-se. Use máscara, lave as mãos e use álcool em gel. Evite aglomerações.