Encontro 2 do ciclo de encontros no contexto da exposição Luiz Braga - Arquipélago imaginário
Roda de conversa
Quando
Evento gratuito
IMS Paulista

Roda de conversa sobre arte e educação nos Campos marajoaras com Ronaldo Guedes (Ateliê Mangue - AMPAC), Agata Felina (Festival Rainha das Matas) e Sandra Rosa (Museu do Marajó). Mediação de Júnior Ahzura.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Ronaldo Guedes
Artista visual e ceramista natural de Soure, que motivado pela rica herança cultural de sua região, voltou-se para a cerâmica inspirando-se nas técnicas e estilos dos povos originários marajoaras.
Cilene Andrade
Produtora cultural, Assessora do Tambores do Pacoval, co-fundadora da AMPAC (Associação dos Moradores do bairro do Pacoval) e gestora do Ateliê Arte Mangue (centro de produção e difusão da cerâmica marajoara contemporânea).
Agata Felina
Reconhecida por sua dedicação às causas LGBTQIAPN+ e pela idealização do Concurso Rainha das Matas. Seu compromisso com a inclusão e a sustentabilidade tem gerado um impacto positivo na comunidade, tornando-o uma figura central na promoção de eventos que celebram a diversidade e a preservação ambiental nos Campos do Marajó.
Sandra Rosa
Coordenadora de Educação e Extensão do Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secretaria de Estado de Cultura é museóloga e especialista em Inovação em Unidade de Informação e mestre em Ciência da Informação (UFPA). Atuou como museóloga no Exército Brasileiro (2019-2020) e Museu do Marajó (2022-2024). Atualmente é Coordenadora de Educação e Extensão, no Sistema Integrado de Museus e Memoriais.
Quando
15/5/2025, quinta, 19h
Onde
IMS Paulista
Espaço de convivência - 9º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Entrada gratuita
Lugares limitados (60 lugares).
Duração: 1h30
Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Por ocasião da mostra Arquipélagos Imaginários, do fotógrafo paraense Luiz Braga, o IMS convidou a AMPAC (Associação dos Moradores do Pacoval) e o curador Brunno Apolonio para criar uma programação de arte e educação no IMS Paulista.
Os espaços educativos que integram essa programação pertencem a um território do bioma amazônico dos Campos Marajoaras - uma paisagem marcada por vastas planícies alagáveis e zonas costeiras de manguezais, fontes de saberes, memórias e práticas culturais que atravessam gerações e se entrelaçam com a biodiversidade. Ricas em expressões artísticas, contemplam os municípios de Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari, no Arquipélago do Marajó.