Idioma EN
Contraste

Oficinas de férias

Atividades

Com Bruno Vital, Mafuane Oliveira, André Bispo, Natalia Homero e Edison Angeloni

Quando

1, 8, 15, 22 e 29/7/23,

sábados, às 15h.

(dias independentes)

Evento gratuito

Vagas limitadas.

Mais informações abaixo

IMS Paulista

Estúdio - 9º andar

Avenida Paulista, 2424

São Paulo-SP

A Área de Educação do IMS Paulista oferece um ciclo de oficinas para crianças e seus adultos no mês de julho. São atividades que abrangem contação de histórias e experimentações em diferentes linguagens artísticas, como fotografia e performance, estabelecendo diálogos com as exposições em cartaz no centro cultural.

Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).


Programa


1/7 | Fotoperformance, o fragmento

Com Bruno Vital

Sábado, das 15h às 17h | Duração: 2h

A oficina propõe aos participantes a criação de narrativas visuais, por meio de experimentações com objetos, na fotografia sequencial. Os objetos compõem os ambientes assim como nossa presença. O que há de nós nos objetos? Os objetos podem performar? Trata-se de um convite para um mergulho no fascinante mundo da criação de narrativas visuais, usando objetos do cotidiano como protagonistas e técnicas de fotografia de estúdio que podem ser realizadas em casa.

Fragmentos, 2016. Obra de Bruno Vital

Bruno Vital
Educador, consultor de acessibilidade, vem atuando no desenvolvimento de ações participativas em espaços culturais, como Sesc SP, Fundação Bienal, Instituto Tomie Ohtake, MIS SP e Museu da Língua Portuguesa. Fez o curso de extensão Culturas Surdas na Contemporaneidade: Criações e Vivências Artísticas (Itaú Cultural/Instituto Singularidades). Atualmente é educador do Núcleo de Educação do Museu da Diversidade Sexual.

Site de Bruno Vital


8/7 | Mesma nova história: entre fotografias e escrevivências

Com Mafuane Oliveira | Cia Chaveiroeiro

Sábado, das 15h às 16h30 | Duração: 1h30

O que pode se esconder no velho armário de nossas memórias? E o que pode florescer na convivência entre uma avó que está perdendo a memória com um menino que só pensa em jogos eletrônicos? De forma divertida e melodiosa, Mafuane Oliveira, narra a Mesma Nova História e com o seu chaveiroeiro envolve o público em uma trama sobre ancestralidade, esquecimento e memória, que é sobretudo uma declaração de amor à arte de ouvir e contar histórias. Após a performance, Mafuane Oliveira, coautora da publicação, partindo do conceito de escrevivências, conduz uma oficina de escrita e construção de histórias coletivas com o recurso de fotos instantâneas.

Mafuane Oliveira. Foto de Rebeca Figueiredo

Mafuane Oliveira
Pesquisadora, educadora, contadora de histórias e mestranda no Instituto de Artes da UNESP. Suas pesquisas compreendem temas da memória, performance, oralidade, oralituras afrobrasileiras, literatura infanto-juvenil e culturas da infância. Criadora da Cia Chaveiroeiro, projeto de narração de histórias e formação de professores. Apresenta o programa Contos Rá Tim Bum e é coautora do livro infanto-juvenil Mesma Nova História. Trabalhou como arte-educadora no Núcleo de Educação Étnico-racial da SME-SP. Atualmente é consultora de projetos culturais relacionados à oralidade, literatura, arte e educação étnico-racial.

Site de Mafuane Oliveira | Instagram de Mafuane Oliveira


15/7 | Clariô! Experimentações em sombras

Com André Bispo e Natalia Homero | Educação IMS Paulista

Sábado, das 15h às 17h30 | Duração: 2h30

O que pode uma imagem em sombra? A oficina é um convite para a produção de silhuetas e experimentações com luz e sombras, a partir de imagens destacadas do acervo de fotografia do Instituto Moreira Salles. O objetivo é criar histórias – nas quais as silhuetas, o corpo e o espaço serão recursos de criatividade poética, cênica e imagética.

Circo Mambembe, 1972. Sabará, Minas Gerais. Foto de Walter Firmo. Acervo IMS/Coleção Walter Firmo

André Bispo
Graduado em filosofia, com extensão universitária em museologia e patrimônio. Atua há 14 anos como educador-artista em museus e instituições culturais. Atualmente, integra a área de Educação do Instituto Moreira Salles (SP) e compõe o Coletivo ebó de palavras –, pelos quais desenvolve pesquisas e proposições educativas sobre patrimônio, memória(s), literatura(s), fotografia.

 

Natalia Homero
É atriz e educadora, formada em teatro e educação pela Faculdade Paulista de Artes (FPA - 2013). Integra a área de Educação do Instituto Moreira Salles (SP) e, como atriz, a companhia Ananse de teatro. Suas pesquisas na arte-educação atravessam alguns movimentos culturais e sociopolíticos afro-brasileiros – especialmente o samba – e o teatro de animação.


22 e 29/7 | Pincéis na Fotografia: Quimigrama / Revelando imagens

Com Edison Angeloni

Sábados, das 15h às 17h30 | Duração: 2h30

A atividade propõe possibilidades de intervenção e criação sobre papel fotográfico, utilizando pincéis e químicos. Serão experimentadas duas técnicas na oficina: o quimigrama e a revelação seletiva. O quimigrama consiste em pintar ou desenhar sobre o papel fotossensível com pincel e revelador. Deste modo, as pinceladas aparecem após alguns segundos, fazendo com que a imagem leve um tempo a surgir e ocasionando um certo "descontrole" do traço. Na revelação seletiva, os participantes receberão papéis fotográficos com a imagem latente. Os gestos das pinceladas feitas com revelador sobre o papel, nas áreas escolhidas, definirão quais partes da imagem ficarão visíveis na fotografia.

Laboratório SESC Pompéia, foto de Edison Angeloni

Edison Angeloni
Tem formação em jornalismo, é fotógrafo desde 1997 e realiza workshops e cursos desde 2006. Desenvolve trabalho fotográfico pessoal e pesquisa com câmera artesanal (pinhole). Foi contemplado pelo Proac em exposição individual pelo prêmio Primeira Obra de Artes Visuais realizada na Galeria Olido em 2012.  Participou de outras exposições coletivas.

Instagram Edison Angeloni | Instagram Camera preta


Como participar

Quando

1, 8, 15, 22 e 29/7/23, sábados, às 15h.

Onde

IMS Paulista
Estúdio - 9º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Evento gratuito

20 vagas. 5 encontros.
Distribuição de senhas 30 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Classificação: crianças a partir de 8 anos e seus adultos

 


Área de educação

A Área de Educação do IMS formula e realiza programas para as suas três unidades: Rio de Janeiro, Poços de Caldas e São Paulo, alinhando ações para promover a fruição de exposições diversas, incluindo as mostras dos acervos do IMS. Os programas são dirigidos aos mais variados públicos, de diferentes perfis e faixas etárias, visando a sensibilização, o estímulo à experiência artística e estética, o incentivo ao pensamento crítico e reflexivo sobre arte, cultura e memória, em especial sobre a imagem fotográfica. São atividades frequentes as visitas mediadas, os ateliês de férias, os projetos continuados em parceria com escolas, e com associações e lideranças comunitárias, encontros com professores, formação interna, atividades para famílias e ações de acessibilidade.

Acompanhe novidades, vídeos e programações no perfil imseduca no Instagram.