A atual condição de afastamento social impõe um duplo sentido: de um lado, o espaço doméstico, antes lugar de acolhimento, calma e abrigo, mistura-se com o espaço social e laboral, tornando-se lugar ruidoso, confuso e opaco; de outro, as redes digitais abrem possibilidades de conexão virtual nunca antes imaginadas, tornando possível e cotidiana a aproximação de realidades físicas distantes. A partir da ideia de diálogo imagético, a oficina irá propor uma dinâmica de aprofundamento e cruzamento do olhar sobre si e sobre o outro. A observação do próprio cotidiano, do espaço da casa e de seu entorno, se aliará à permuta de fotografias (digitais e impressas), como cartas que um participante enviará ao outro ao longo dos dois meses de oficina.
Pré-requisitos: A oficina é voltada para pessoas que já tenham se iniciado em fotografia e disponham de câmera fotográfica digital ou celular com câmera, computador com software Bridge (se possível) e condição para imprimir (em impressora caseira, minilab ou gráfica rápida) e enviar (via Correios ou portador) de 50 a 90 imagens 9x12cm ou 10x15cm.
É fotógrafa, professora e pesquisadora em artes e cultura visual. É doutoranda em Artes Visuais pela ECA-USP. Foi editora de fotografia da Revista São Paulo e fotógrafa colaboradora. Lecionou na pós-graduação em imagem do Madalena CEI e atua em instituições como Fundação Ema Klabin e Senac. Coordena semestralmente o Grupo de Estudos em Fotografia e Experiência. Recebeu o Prêmio Conrado Wessel (2015) e o Prêmio Foto em Pauta (2016).
1 - Apresentação da oficina. Diálogos Visuais: observar, sentir, contar. Trabalhos de referência (Alexandre Sequeira, Marcelo Brodski, Cao Guimarães, Terri Weifenbach e Rinko Kawauchi, Yukie Hori e Inês Bonduki). Apresentação dos participantes. Apresentação da proposição prática. Definição das duplas de trabalho.
2 - Apresentação e conversa sobre as imagens enviadas e recebidas digitalmente pelas duplas.
3 - Apresentação de possibilidades de suportes, edição e organização das imagens. Apresentação e conversa sobre as imagens enviadas e recebidas fisicamente pelas duplas.
4 - Apresentação e conversa sobre a edição em processo no suporte físico.
5 - Apresentação das edições finais em formato físico. Fechamento da oficina.
ESGOTADO
Quando
7, 21 de junho, 5, 19 de julho e 2 de agosto de 2021, segundas, das 18h às 20h30
Evento online
Grátis, com inscrição prévia.
Lugares limitados (16 vagas)
5 encontros, através da plataforma Zoom.
Pré-requisitos
A oficina é voltada para pessoas que já tenham se iniciado em fotografia e disponham de câmera fotográfica digital ou celular com câmera, computador com software Bridge (se possível) e condição para imprimir (em impressora caseira, minilab ou gráfica rápida) e enviar (via Correios ou portador) de 50 a 90 imagens 9x12cm ou 10x15cm.
Fique em casa. Se precisar sair, use máscara sempre, lave as mãos e use álcool em gel. Evite qualquer tipo de aglomeração.