Nesta oficina, os participantes serão convidados a refletir criticamente sobre as imagens que permeiam o nosso imaginário, especialmente aquelas presentes nos livros didáticos ao abordar a população afro-brasileira. A partir dessa reflexão, eles serão convidados a fazer releituras dessas imagens, ressignificando-as.
Após uma breve visita à exposição Dignidade e Luta: Laudelina de Campos Melo, que apresenta obras de diversos artistas contemporâneos, esta oficina propõe um exercício de releitura de imagens. A atividade se baseia na análise crítica de imagens históricas e suas ressignificações artísticas, tomando como referência obras de Gê Viana, Alberto Pereira, Rosana Paulino e Mariana Maia. Com foco no eixo “História Social do Trabalho Doméstico”, trazemos a temática de continuidades históricas e também dos apagamentos que a população afro-brasileira vive. Essa pauta está em consonância com a Lei 10.639/03, que traz a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira.
Essa oficina tem como objetivo estimular a reflexão sobre como as imagens moldam o imaginário coletivo e incentivar os participantes a criarem suas próprias releituras visuais a partir das referências da exposição.
Falar sobre o poder das imagens e como ela povoa nosso imaginário, entendendo o período em que foram produzidas e seu propósito, permite que, nas propostas de releituras, possamos pensar em possibilidades de reimaginação e reinterpretação da história.
Classificação indicativa: a partir de 15 anos.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) de acordo com a necessidade dos participantes.

Quando
26/4/2025, sábado, 10h às 11h30
Onde
IMS Poços
Rua Teresópolis, 90
Poços de Caldas/MG
Entrada gratuita
Grátis, lugares limitados. Necessária inscrição prévia.
Classificação indicativa: a partir de 15 anos.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) de acordo com a necessidade dos participantes.
As informações completas sobre datas e horários de abertura e fechamento de inscrições estão no formulário abaixo.
A Área de Educação do IMS formula e realiza programas para as suas três unidades: Rio de Janeiro, Poços de Caldas e São Paulo, alinhando ações para promover a fruição de exposições diversas, incluindo as mostras dos acervos do IMS. Os programas são dirigidos aos mais variados públicos, de diferentes perfis e faixas etárias, visando a sensibilização, o estímulo à experiência artística e estética, o incentivo ao pensamento crítico e reflexivo sobre arte, cultura e memória, em especial sobre a imagem fotográfica. São atividades frequentes as visitas mediadas, os ateliês de férias, os projetos continuados em parceria com escolas, e com associações e lideranças comunitárias, encontros com professores, formação interna, atividades para famílias e ações de acessibilidade.
Acompanhe novidades, vídeos e programações no perfil imseduca no Instagram.