Idioma EN
Contraste

Paiter Eperewawe - Cantos Paiter

Roda de conversa

Com os anciãos do Povo Paiter Suruí e a equipe de Educação do IMS.

Quando

27/7/2025, domingo, às 15h.

Evento gratuito

Vagas limitadas.

Mais informações abaixo.

IMS Paulista

Sala Multiuso - 9º andar

Avenida Paulista, 2424

São Paulo/SP

A atividade de cantos é um convite ao público para conhecer e refletir sobre a importância e as particularidades dos cantos tradicionais na cultura Paiter Suruí, além de ouvir as histórias e memórias que os mais velhos desse povo têm a compartilhar. Os cantos, que carregam saberes ancestrais, espiritualidade, conexão com a natureza e são utilizados no cotidiano, serão abordados não apenas como manifestações artísticas, mas como forma de resistência, preservação da identidade, da cultura e história oralizada.

Evento ao vivo com tradução Suruí-Português e interpretação e tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Garamatxuga Suruí, Zebeu Suruí e Agamenon Suruí, Aldeia Lapetanha, c. 1984. O "Soeiatê" era um ritual de grande importância para os Suruí. Os guerreiros tocavam flautas feitas de bambu e folhas de buriti, enquanto os pajés conduziam a cerimônia sagrada através de conexões espirituais para garantir a cura e proteção do povo. Esse ritual deixou de acontecer porque todos foram evangelizados e não se pratica mais a pajelança. Fotógrafo desconhecido. Acervo Agamenon Suruí.

Participantes

Anciãos do Povo Paiter Suruí
Os anciãos Paiter Suruí são guardiões da memória coletiva de seu povo. São aqueles que viveram antes, que testemunharam e vivenciaram os primeiros anos de contato com o homem branco e as mudanças decorrentes dele, preservando e transmitindo saberes ancestrais, histórias e tradições fundamentais para a identidade Paiter.

Mediação
Celesty Suruí e Lahayda Mamani Poma

Tradução
Samily Suruí e Romero Suruí


Como participar

Quando

27/7/2025, domingo, às 15h.

Onde

IMS Paulista
Sala Multiuso - 9º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Entrada gratuita

Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
Capacidade: 100 lugares (sujeito à lotação).
Evento ao vivo com tradução Suruí-Português e interpretação e tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais).


Exposição relacionada


Área de Educação

A Área de Educação do IMS formula e realiza programas para as suas três unidades: Rio de Janeiro, Poços de Caldas e São Paulo, alinhando ações para promover a fruição de exposições diversas, incluindo as mostras dos acervos do IMS. Os programas são dirigidos aos mais variados públicos, de diferentes perfis e faixas etárias, visando a sensibilização, o estímulo à experiência artística e estética, o incentivo ao pensamento crítico e reflexivo sobre arte, cultura e memória, em especial sobre a imagem fotográfica. São atividades frequentes as visitas mediadas, os ateliês de férias, os projetos continuados em parceria com escolas, e com associações e lideranças comunitárias, encontros com professores, formação interna, atividades para famílias e ações de acessibilidade.

Acompanhe novidades, vídeos e programações no perfil imseduca no Instagram.