Conversa
Quando
6 de julho de 2021, terça-feira, às 18h
Evento online e gratuito
A fotografia chegou aos Paiter Suruí há pouco mais de 50 anos, através de viajantes e exploradores, e hoje tornou-se um instrumento de memória e resistência. Reunido pelo coletivo Ixomasoden e Ubiratan Suruí, o primeiro fotógrafo do seu povo, este arquivo fotográfico inédito registra o cotidiano da aldeia, sua relação com as imagens e as consequências do contato com os não indígenas.
Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo canal da ZUM no YouTube e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook da revista.
Sandra Benites (MS, 1975) é educadora, pesquisadora e curadora, descendente do povo Guarani. É curadora adjunta do Masp, desde 2019 - a primeira curadora indígena de uma instituição de arte no Brasil. Formada em Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, pela UFSC, mestre em Antropologia social pelo programa de pós-gradução do Museu Nacional e da UFRJ. Produziu a exposição DjaGuata Porã: Rio de Janeiro Indígena (MAR, 2017-18).
Ixomasoden (Almas Perdidas) é um coletivo formado pelos fotógrafos Gabriel Uchida, paulista, Maihara Marjorie, cearense, e Ubiratan Gamalodtaba Suruí, da aldeia Lapetanha, em Rondônia.
Quando
6 de julho de 2021, terça-feira, às 18h
Evento online
Grátis, não é necessário se inscrever antecipadamente.
Transmissão ao vivo com tradução simultânea em Libras pelo canal da ZUM no YouTube e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo perfil da revista no Facebook.
Use máscara sempre, lave as mãos e use álcool em gel. Evite qualquer tipo de aglomeração.
A revista ZUM é uma publicação do IMS dedicada ao universo fotográfico que, por meio de ensaios, textos e entrevistas, provoca a reflexão sobre a estética, narrativas e conceitos da linguagem fotográfica.