Idioma EN
Contraste

Piquenique das ideias perigosas

Piquenique + conversa

Quando

15 de dezembro de 2019, domingo, das 11h às 13h

Entrada gratuita

Lugares limitados. Mais informações em Como participar

IMS Rio

Ao lado da pequena galeria
Rua Marquês de São Vicente, 476
Rio de Janeiro/RJ

Artistas e ativistas de diversas periferias da metrópole do Rio são convocados para um piquenique e claro, debaterem sobre seus sonhos futuros dentro do campo da Arte e do Ativismo. E você? Quais são seus sonhos para a Arte e o Ativismo no futuro?

Participação de Sinara Rúbia (Panteras Negras), Luciana Bezerra (Nós do Morro), Quitta Pinheiro (Baphos Periféricos), Manaíra Carneiro (Fluxos Urbanos), Juliana França (Grupo Código), David Amen (Raízes em Movimento), Julio Barroso (produtor) e Ana Chagas (Saravá Bien). Mediação: Luana Pinheiro


Sobre os participantes

Sinara Rúbia (Panteras Negras) - É graduada em Letras-Português/Literatura,mestranda em relações étnico raciais pelo CEFET Rio, atuante na área de Literatura Infantojuvenil Negra e Contação de Histórias, de inspiração griô. É Educadora, Instrutora de Arte e Cultura e Ativista. Possui experiência em projetos de âmbito local, comunitário e nacional. Trabalha e compõe grupos, projetos e organizações que atuam nas áreas de Direitos Humanos, Cidadania, Território, Geração de Renda, Gênero, Combate ao Racismo e Violências.

Luciana Bezerra (Nós do Morro) - É roteirista, diretora audiovisual, atriz e Presidente do Grupo Nós do Morro.  Atuou como pesquisadora de elenco para o filme “Cidade de Deus”, o2filmes (2002). Seu curta “Mina de Fé” (2004) recebeu Melhor Curta ficição no 37º Fest. Brasília, Melhor Ficção Curta Cinema 2004, e foi exibido em mais de 10 países.   Dirigiu o episódio “Acende a luz” no filme “Cinco Vezes Favela – Agora por nós mesmos”, produzido por Carlos Diegues/Cannes 2010 (hors-concours). É autora do livro " Meu destino era o Nós do Morro/ editora Aeroplano. Colaboradora em roteiros como:   "Praça Paris" – Taiga filmes, "As lendas de Dandara" ( tv Globo). Atualmente trabalha no roteiro e direção do Projeto autoral de longa metragem em produção "A festa de Léo.

Quitta Pinheiro (Baphos Periféricos) - Performer, fotógrafa, produtora cultural, comunicadora e militante no movimento LGBTI+. 23 anos, moradora da Baixada Fluminense - Nova Iguaçu. Fotógrafa por 4 anos do Cineclube Buraco do Getúlio, ex-aluna da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu, realizadora por 1 ano no Canal Plá, fundadora e coordenadora do grupo Baphos Periféricos, coordenadora do Projeto Transarte em 2018 e Comunicadora no Galpão Bela Maré de 2017 a 2019.

Manaíra Carneiro (Fluxos Urbanos) - É cineasta, especializada em roteiro pela escola de cinema Darcy Ribeiro. Mestra em Cultura e Territorialidades (PPCULT-UFF) e bacharel em Estudos de Mídias (UFF). Há dezesseis anos desenvolve projetos culturais de impacto social. É co-fundadora do coletivo de artes, comunicação e tecnologia Fluxos Urbanos (fluxosurbanos.org).

Juliana França (Grupo Código) - Cria de Japeri, Baixada Fluminense, Juliana França é atriz, professora, pesquisadora e mestra em Filosofia (com ênfase nas pesquisas de gênero, raça e estética). Para além, Juliana compõe também  a coordenação do projeto "Artes Cênicas em extensão" (UniRio) e integra o Grupo Código há 13 anos.

David Amen (Raízes em Movimento) - Grafiteiro, artista visual e comunicólogo, fundador do Instituto Raízes em Movimento localizado no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio.

Ana Chagas (Saravá Bien) - É atriz, se formou em Paris e trabalhou por mais de dez anos na Europa. No Rio de Janeiro desde 2011, seguiu como atriz, é produtora cultural e poeta. Seu livro “Passeio pelo Méier” tem previsão de lançamento em 2020. Em 2014 junto com Paulinho Sacramento criaram o Rio Mapping Festival – Festival Internacional de Video Mapping, que já realizou quatro edições. Atualmente toca junto com parceiros o espaço Saravá Bien, na Lapa.

Osmar Paulino (FAIM - Festival de Artes de Imbariê) - Professor de Geografia. Fundador do FAIM - Festival de Artes em Imbariê. Fundador do Projeto Retinto. Fundador do Projeto Imbariê Fotos. Co-fundador do Slam Poético.

Mediação: Luana Pinheiro. Produtora cultura e realizadora audiovisual. Foi coordenadora da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu e, atua há 15 anos em processos que articulam a produção cultural na metrópole do Rio de Janeiro e ao fomento da produção audiovisual. Acredita na troca de saberes, fazeres e metodologias que contribuam para a construção de novas narrativas sobre os territórios populares.


Como participar

Quando
15 de dezembro de 2019, domingo, das 11h às 13h.

Entrada gratuita. Evento sujeito à lotação do espaço. 

Ordem de chegada, sem distribuição de senhas.


O que é o ESCUTA festival?

Encontros e trocas sobre diversas linguagens artísticas realizadas nas periferias do Rio e seus atravessamentos acontecem no IMS Rio nos dias 13, 14 e 15/12. O evento reúne arte, ativismo e periferia para fortalecer e potencializar as cenas, as ações e os artistas.


Mais eventos

Mais IMS