Idioma EN
Contraste

Por dentro das exposições

Paiter Suruí, Gente de Verdade. Um projeto do Coletivo Lakapoy

Visita mediada

Com a equipe de Educação do IMS.

Quando

14/10/2025, terça, às 15h.

Inscrição a partir de 7/10

Evento gratuito

Vagas limitadas.

Mais informações abaixo.

Online

Através da plataforma Google Meet

Visita mediada virtual realizada pela Área de Educação do Instituto Moreira Salles. Propõe aos participantes conhecer os contextos e as especificidades da exposição em cartaz no IMS Paulista.

A história, as tradições, os afetos, o cotidiano e a resistência do povo Paiter Suruí são narrados a partir de seus próprios vídeos e fotografias, reunidos pelo Coletivo Lakapoy, um grupo pioneiro de audiovisual indígena. São mais de 800 imagens feitas desde os anos 1970, quando as câmeras chegaram à Terra Indígena Sete de Setembro (RO/MT), constituindo um projeto de construção de acervo inédito, em parceria com a comunidade. A exposição, um desdobramento da Bolsa ZUM de 2023, reúne ainda entrevistas, objetos artesanais, fotos contemporâneas e outras produções.

Arildo Suruí, José Suruí, Almir Suruí, Henrique Suruí, Pedro Suruí, Agamenon Suruí, Uraggotem Suruí, Roberto Suruí, Naraykopega Suruí, Renato Suruí, Gatoya Suruí, Tome Suruí, Aldeia Lapetanha, c. 1980. Com o passar dos anos, a paixão pelo futebol se espalhou por todo o território Suruí, levando a formação de times cada vez mais competitivos. O clã Gameb, representado na foto, uniu jogadores de várias aldeias, criando uma equipe forte e vencedora. Foto de Pamadeli Suruí. Acervo Agamenon Suruí.

Como participar

Quando

14/10/2025, terça, às 15h.

Onde

Evento online
A visita será através da plataforma Google Meet.
O link para acesso à plataforma será enviado depois de confirmada a inscrição.

Entrada gratuita

Lugares limitados (40 vagas).
Classificação indicativa: livre.

As informações completas sobre datas e horários de abertura e fechamento de inscrições estão no formulário abaixo.


Exposição relacionada


Área de Educação

A Área de Educação do IMS formula e realiza programas para as suas três unidades: Rio de Janeiro, Poços de Caldas e São Paulo, alinhando ações para promover a fruição de exposições diversas, incluindo as mostras dos acervos do IMS. Os programas são dirigidos aos mais variados públicos, de diferentes perfis e faixas etárias, visando a sensibilização, o estímulo à experiência artística e estética, o incentivo ao pensamento crítico e reflexivo sobre arte, cultura e memória, em especial sobre a imagem fotográfica. São atividades frequentes as visitas mediadas, os ateliês de férias, os projetos continuados em parceria com escolas, e com associações e lideranças comunitárias, encontros com professores, formação interna, atividades para famílias e ações de acessibilidade.

Acompanhe novidades, vídeos e programações no perfil imseduca no Instagram.