Desafios e inovações no processamento técnico dos acervos do CPDOC e do IMS
Mesa
Com Carolina Gonçalves Alves, Daniele Chaves Amado, Fabiana Dias e Roberta Zanatta. Mediação de Renato de Mattos
Quando
Evento gratuito
VAGAS ESGOTADAS.
Mais informações abaixo.
Fundação Getulio Vargas
Auditório 921
Praia de Botafogo, 190
Rio de Janeiro, RJ
Muitas instituições de guarda de arquivos e coleções convivem com realidades de passivos documentais, escassos recursos financeiros e humanos para acompanhar as aquisições desses conjuntos e, consequentemente, o processamento e a disponibilização para o acesso. Nesse sentido, o evento tem como proposta apresentar como o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (FGV CPDOC) vem lidando com o processando dos seus arquivos e coleções, e como o Instituto Moreira Salles (IMS) está reestruturando o processo de identificação do seu acervo a partir da elaboração do Modelo Unificado de Descrição do Acervo IMS.
Para fazer a mediação e incentivar o debate sobre as metodologias de processamento de arquivos e coleções do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (FGV CPDOC) e do Instituto Moreira Salles (IMS), contamos com Renato de Mattos, professor de arquivologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuante em estudos relacionados a arquivos pessoais.
O evento integra o calendário da Semana Nacional de Arquivos, organizada pelo Arquivo Nacional (AN).
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais)
Parceria:
Carolina Gonçalves Alves
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS/Uerj). Na FGV CPDOC, é coordenadora de documentação e professora do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais. Integra o Comitê Executivo da Rede Arquivos de Mulheres (RAM) e coordena o Núcleo de Estudos de Gênero, Raça e Interseccionalidades (Negri) da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC). Pesquisa as áreas de sociologia, sociologia da cultura, memória e documentação.
Daniele Amado
Doutora em história (UniRio). Atua na FGV CPDOC como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC), coordenadora do Programa de Arquivos Pessoais (PAP) e analista de documentação e informação. Também é líder do Laboratório de Educação, Memória, Acervos e Informação (LEMAI FGV CPDOC) e coordenadora do projeto de extensão Escola no Acervo e do projeto de Difusão e Educação Patrimonial do acervo histórico do CPDOC.
Fabiana Dias
Historiadora e arquivista, mestra em gestão de documentos e arquivos pela UniRio e doutora em ciência da informação pela UFF. Atualmente é arquivista da coordenadoria de Gestão de Acervo do Instituto Moreira Salles.
Renato de Mattos
Doutor em história social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do curso de graduação em arquivologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Desenvolve pesquisa sobre o tema dos acervos presidenciais brasileiros, no âmbito do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
Roberta Zanatta
Supervisora do Núcleo de Catalogação do Instituto Moreira Salles. Atua na área de pesquisa, catalogação, gestão de banco de dados e difusão de acervos fotográficos há 22 anos. É graduada, mestra e doutora em ciências sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Trabalhou em projetos de organização de acervos junto ao setor audiovisual do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC FGV) e do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz (Coc-Fiocruz); coordenou o setor iconográfico do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ).
VAGAS ESGOTADAS
Quando
4/6/2024, terça, das 14h às 17h.
Inscrição a partir de 21/5
Onde
Fundação Getúlio Vargas
Auditório 921
Praia de Botafogo, 190
Rio de Janeiro, RJ
Entrada gratuita
Não é permitida a entrada de bermuda e chinelo.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).