Idioma EN
Contraste

Possíveis visualidades em acervos fotográficos

Atividade educativa

Com Alexandre Araujo Bispo.

Parte da série Encontro com professores. Relacionada a Retratos de Limercy Forlin.

Quando

10 de agosto de 2021, terça, às 18h

Evento online

Grátis, com inscrição prévia a partir de 27/7. A atividade acontecerá através da plataforma Zoom.

 Pessoas não identificadas. Fotos de Limercy Forlin / Acervo IMS

A partir da exposição Retratos de Limercy Forlin: Um recorte na história de Poços de Caldas, será realizado um encontro voltado para professores, com a equipe de educação do IMS Poços, que trará como convidado Alexandre Araujo Bispo. Propõe-se criar um espaço de aproximação e troca de experiências. Neste encontro, serão trabalhadas questões que envolvem retratos, acervos fotográficos, bem como caminhos de produção e interpretação de imagens.


Sobre Alexandre Araujo Bispo

Nascido em São Paulo em 1973, é antropólogo, crítico de arte, curador e produtor cultural. Pesquisa práticas de memória com ênfase em fotografia amadora, fotografia de família e arquivos pessoais. É proprietário da empresa Consenso, cultura, memória e educação.


Como participar

Quando
10 de agosto de 2021, terça, às 18h

Evento online
Grátis, com inscrição prévia de 27/7 a 8/8.
120 vagas, sendo 70 vagas reservadas para professores da SME Poços e 50 vagas para os professores da rede estadual e privada.
A atividade acontecerá através da plataforma Zoom.
O link para acesso à plataforma será enviado depois de confirmada a inscrição.
Duração: aproximadamente 2 horas.


O que é o Encontro com professores?

Encontro com Professores é uma série de atividades destinadas a educadores em geral e professores das redes pública e particular, de nível básico e superior, estudantes de licenciatura e educadores de instituições culturais.

Cada encontro apresenta um tema, a partir do qual são propostas ações que estimulam debates, estudos, práticas e experiências estéticas acerca dos acervos e exposições do Instituto Moreira Salles.

 

Outras atividades da série

São Paulo   |   Rio de Janeiro 


Área de Educação

A Área de Educação do IMS formula e realiza programas para as suas três unidades: Rio de Janeiro, Poços de Caldas e São Paulo, alinhando ações para promover a fruição de exposições diversas, incluindo as mostras dos acervos do IMS. Os programas são dirigidos aos mais variados públicos, de diferentes perfis e faixas etárias, visando a sensibilização, o estímulo à experiência artística e estética, o incentivo ao pensamento crítico e reflexivo sobre arte, cultura e memória, em especial sobre a imagem fotográfica. São atividades frequentes as visitas mediadas, os ateliês de férias, os projetos continuados em parceria com escolas, e com associações e lideranças comunitárias, encontros com professores, formação interna, atividades para famílias e ações de acessibilidade.

Acompanhe novidades, vídeos e programações no perfil imseduca no Instagram.


Exposição relacionada