Uma incursão sobre as ações necessárias para a preservação a longo prazo de fotografias natas-digitais. O Instituto Norte-americano de Conservação publicou um manual para a documentação e conservação fotográfica em que menciona cinco atividades importantes para garantir a preservação de fotografias natas-digitais. Discutiremos as principais questões para entender o que devemos preservar e como fazer isto (o quinto item é a impressão como uma das formas de preservação), e também introduziremos a importância da difusão e preservação digital a longo prazo desses materiais.
Pré-requisitos: Os participantes devem ter a prática da fotografia consolidada e conhecimento intermediário de Adobe Photoshop.
Material necessário: Ter um laptop com Adobe Photoshop, Adobe Bridge e outros softwares livres e versões de teste que serão enviados para os alunos matriculados. Ter pelo menos um sistema de armazenamento externo para realizar testes de backup (pen drive, por exemplo). Ter uma coleção teste no laptop para poder trabalhar os exercícios do curso.
É fotógrafo, educador e pesquisador. Tem mestrado em artes visuais pelo Visual Studies Workshop em Rochester, Nova York. Foi professor da Focus Escola de Fotografia, do Programa de Preservação Fotográfica da George Eastman House, e da escola de fotografia e gráfica do Rochester Institute of Technology, e hoje leciona no mestrado online de museologia da Johns Hopkins University. Trabalha em projetos de preservação e digitalização de coleções analógicas e preservação destas coleções e coleções natas-digitais.
Aulas suspensas devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19): equipe responsável pelos cursos e oficinas entrará em contato com os inscritos para esclarecer as dúvidas.
Quando
Datas a definir. As inscrições serão reembolsadas e as pessoas inscritas anteriormente terão prioridade de matrícula quando a atividade for remarcada.
12 vagas.
R$ 250 por 5 encontros.
Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.
1) Utilização de formatos de arquivo sustentáveis
Apresentação da oficina e do grupo participante. Conceitos fundamentais sobre imagens digitais pensando na preservação: formatos de arquivos processados e não processados, profundidade de bits, resolução e interpolação, modos e espaços de cor e processamento Pieware.
2) Organização de dados digitais e sistemas de backup
Sistemas de organização de imagens digitais, inserção de metadados, sistemas e formas de backup e guarda digital.
3) Verificação dos backups, migração e introdução à impressão
Formas de verificação dos backups, avaliação dos formatos de arquivos digitais pensando na migração e longevidade e introdução aos diversos sistemas de impressão digital.
4) Impressão como forma de preservação digital
Análise de alguns tipos de papel para impressão digital em jato de tinta e suas características de qualidade e durabilidade. Construção de um perfil de cor para impressão a jato de tinta por meio do espectrofotômetro. Impressão de provas em jato de tinta.
5) Sistemas de difusão
Finalização da discussão de impressão e difusão das imagens como forma de manter o acervo vivo e preservado a longo prazo. Reflexões finais sobre a preservação de fotografias nativo digitais.