Idioma EN
Contraste

Proposta Pedagógica: Território da Imagem

Atividade educativa

Parte de Encontro com professores

Quando

De 13 de novembro a 21 de dezembro de 2020

Online, participação gratuita

Mais informações em Como participar

Inspirados no ImagineRio, plataforma interativa para visualização da transformação social e urbana do Rio de Janeiro, a equipe educativa do IMS-Rio propõe uma atividade sobre território e imagem.

Os registros fotográficos carregam em si visões, experiências e desejos de mundo daqueles que os produziram. Também enquanto instrumento estatal, as imagens contribuíram e ainda contribuem para a materialização de projetos que pensam sob determinada perspectiva a realidade e engendram um futuro. Tais sentidos impregnados na matéria fotográfica, no entanto, podem ser analisados e mesmo ressignificados por aqueles que acessam as imagens enquanto memória.

Mas e se nesse processo de reflexão incluíssemos outros olhares? Quais outras narrativas emergem da rememoração suscitadas pelas fotografias? Que potenciais futuros podem se encarnar no território a partir de uma apropriação da sua história?

Todo ato de criação parte do processo humano de imaginação, ou seja, da recombinação que é feita a partir de nossas experiências e daquelas que nos são narradas. Povoar os territórios com diferentes imaginários é propor uma apropriação do passado, presente e futuro de nossas cidades.

Sobre o ImagineRio

O ImagineRio é um atlas digital pesquisável que ilustra a transformação social e urbana da cidade do Rio de Janeiro. A plataforma reúne mapas, fotos e ilustrações que podem ser simultaneamente pesquisados, visualizados e comparados.

Como participar

Propomos aos participantes que escolham, na plataforma ImagineRio, um local da cidade para investigar suas transformações ao longo do tempo, buscar relações com a sua própria história e imaginar futuros possíveis:

1) Acesse e explore a plataforma imaginerio.org
Escolha um local dentro da plataforma que seja afetivo, que você considera importante na cidade/ icônico, ou o qual as imagens tenham chamado a sua atenção por algum motivo;

2) Observe e identifique
Observe atentamente a imagem e identificar nela aspectos de interesse: esse local remete a alguma experiência pessoal? Te faz pensar em alguma música, história de família, relação com a cidade (transporte/ mobilidade, trabalho etc)?

3) Imagine como este mesmo lugar estará num futuro próximo ou distante.

4) Compartilhe conosco sua coleta de relações e sua projeção de futuro!
O compartilhamento pode se dar em forma de um relato por escrito, uma colagem ou desenho, por exemplo, através do nosso e-mail: educativo.rj@ims.com.br

O que é o Encontro com professores?

O Encontro com Professores é uma série de atividades destinadas a professores das redes públicas e privada de ensino, de nível básico e superior, a fim de contribuir na preparação das visitas com seus alunos e desdobramentos em sala de aula.

Cada encontro apresenta um tema, a partir do qual são propostas ações que estimulam debates, estudos, práticas e experiências estéticas acerca dos acervos e exposições do Instituto Moreira Salles.

Mais informações: educativo.rj@ims.com.br ou (21) 3284-7485.

 

Outras atividades do Encontro com professores

São Paulo   |   Rio de Janeiro 

Área de Educação

A Área de Educação do IMS formula e realiza programas para as suas três unidades: Rio de Janeiro, Poços de Caldas e São Paulo, alinhando ações para promover a fruição de exposições diversas, incluindo as mostras dos acervos do IMS. Os programas são dirigidos aos mais variados públicos, de diferentes perfis e faixas etárias, visando a sensibilização, o estímulo à experiência artística e estética, o incentivo ao pensamento crítico e reflexivo sobre arte, cultura e memória, em especial sobre a imagem fotográfica. São atividades frequentes as visitas mediadas, os ateliês de férias, os projetos continuados em parceria com escolas, e com associações e lideranças comunitárias, encontros com professores, formação interna, atividades para famílias e ações de acessibilidade.

Acompanhe novidades, vídeos e programações no perfil imseduca no Instagram.