IMS: Acervos abertos
Conversa
Quando
15 de dezembro de 2019, domingo, às 16h
Entrada gratuita
IMS Rio
Rua Marquês de São Vicente, 476
Rio de Janeiro/RJ
Artistas de diversas periferias da metrópole do Rio, realizadores em várias linguagens, farão uma breve imersão nos acervos do IMS, disponibilizados no site, o que disparará um diálogo com profissionais do IMS.
Quem fala: Francisco Valdean, Lucas Ururah, Panmela Castro.
Quem escuta: Bruno Buccalon, João Fernandes, Gabriel Bevilacqua, Beatriz Paes Leme, Elizama Almeida.
Mediação: Ana Luiza de Abreu
Francisco Valdean - Fotógrafo, professor e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. “Um Cearense acolhido pela favela da Maré após fazer a travessia de migração do Nordeste até o Rio de Janeiro. Sou fotógrafo documentarista e pesquisador, desenvolvo projetos autorais e reflexões sobre as imagens das paisagens cotidianas das favelas e subúrbio da cidade.”
Lucas Ururah - Artista multimídia oriundo de Sepetiba, Zona Oeste do Rio de janeiro, que exprime em seu trabalho referências de elementos da natureza e vivências territoriais. Coordenou o projeto Sepetiba em Foco, é produtor cultural, arte educador, artista urbano, designer gráfico e fotógrafo.
Panmela Castro - Originalmente pichadora do subúrbio do Rio, Panmela Castro interessou-se pelo diálogo que seu corpo feminino marginalizado estabelecia com a urbe, dedicando-se a construir performances a partir de experiências pessoais, em busca de uma afetividade recíproca com o outro de experiência similar. É Mestre em artes pela UERJ; realizou projetos em mais de 15 países; teve seu trabalho exposto em instituições como o Stedelijk Museum; e está em coleções como a das Nações Unidas. Recebeu inúmeras nomeações por seu ativismo pelos direitos humanos.
Bruno Buccalon, João Fernandes, Gabriel Bevilacqua, Beatriz Paes Leme e Elizama Almeida são funcionários do IMS.
Quando
15 de dezembro de 2019, domingo, às 16h
Entrada gratuita, sujeita à lotação. 40 lugares.
Distribuição de senhas 30 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa
Encontros e trocas sobre diversas linguagens artísticas realizadas nas periferias do Rio e seus atravessamentos acontecem no IMS Rio nos dias 13, 14 e 15/12. O evento reúne arte, ativismo e periferia para fortalecer e potencializar as cenas, as ações e os artistas.