Idioma EN
Contraste

Quem fala? Quem escuta?

Quando novos corpos, territórios e vozes chegam no sistema das artes

Conversa

Quando

13 de dezembro de 2019, sexta, às 16h

Entrada gratuita

Lugares limitados. Mais informações em Como participar

IMS Rio

Auditório
Rua Marquês de São Vicente, 476
Rio de Janeiro/RJ

Artistas de diversas periferias da metrópole do Rio, realizadores em várias linguagens, falam para artistas, jornalistas e professores que, a partir de diálogos traçados, realizam perguntas ao final da mesa.

Quem fala: Taisa Machado, Dandara Vital, Otávio Júnior e Big Jaum.
Quem escuta: Ivana Bentes, Fred Coelho, Rosângela Rennó, Batman Zavareze.
Mediação: Marcus Faustini


Quem fala

Taisa Machado - Artista multilinguagem e criadora do Afrofunk Rio, plataforma de idéias e ações para o movimento funk com foco em equidade racial e de gênero é um nomes da nova geração de empreendedoras culturais do país. Dirigiu e atuou no espetáculo A Mulher que inventou a Dança, co-escreveu o Marco Referencial de Ações e Metodologias Descolonias para o Grupo SESC, faz parte do time de apresentadoras do programa Querendo Assunto. Apaixonada pela cidade do Rio de Janeiro e por toda produção artística da periferia escreve textos sobre o assunto além de incendiar as pistas de dança da cidade sob o codinome de DJ Garota.

Dandara Vital - Natural de Niterói (RJ), iniciou sua formação artística com Celina Sodré no projeto "Damas em Cena". Dandara Vital é atriz do Studio Stanislavski desde 2008 e fundadora do Coletivo Transarte. Atuou em diversas peças como "TransTchecov", “A pedra de Suelí”, "Dandara através do espelho", e dirigiu o espetáculo "Mostra, Prostituta, Bichinha - Os sonhos de Waldirene". Ao longo de seus nove anos de atuação nos palcos, Dandara mantém a decisão de sublinhar a manutenção da travestilidade no corpo, como forma de preservação, resistência e diferenciação do seu trabalho de atriz - memória, estratégia e sobrevivência. Em sua trajetória, recebeu o prêmio na categoria Melhor Atriz de 2011 no “Troféu Claudia Celeste, promovido pela Astra Rio.

Otávio Júnior - Otávio Júnior é escritor, ator, contador de histórias e produtor teatral. Fundador e coordenador do projeto Ler é 10 – Leia Favela, que inclui a abertura de bibliotecas no Complexo do Alemão. Trabalha na área cultural desde 1998 e atualmente desenvolve programas e atividades para o fomento da leitura entre os jovens das favelas do Rio de Janeiro. Em 2011 publicou seu primeiro livro “O Livreiro do Alemão”.

Big Jaum - João Baptista, conhecido como Big Jaum, é Videomaker, Produtor de Cinema e Videoclipe, Comediante e Morador de Guadalupe. Apesar de passear por diversas áreas, tem seu destaque em suas produções para internet, principalmente em videoclipes de Rap.


Quem escuta

Ivana Bentes - Ivana Bentes é pesquisadora e professora de pós-graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ. Foi diretora da Escola de Comunicação da UFRJ de 2006 a 2013 e de 2018 a junho 2019. Foi Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura do Brasil de janeiro de 2015 a maio de 2016. É autora dos livros Mídia-Multidão: estéticas da comunicação e biopolíticas (Mauad X, 2015), Avatar: O Futuro do Cinema e a Ecologia das Imagens Digitais, com Erik Felinto (Sulina, 2010), Glauber Rocha: cartas ao mundo (Companhia das Letras, 1997) entre outros. Seus principais temas de pesquisa são: estética, cinema, audiovisual, novas mídias, midiarte, ativismo, política, pensamento contemporâneo, imaginário social, cultura digital, redes e tecnologias da comunicação. É pesquisadora 1D do CNPq. É Pro-Reitora de Extensão da UFRJ desde julho de 2019.

Fred Coelho - Fred Coelho é pesquisador, escritor e professor de literatura do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio.

Rosângela Rennó - Formada em arquitetura pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte (1986) e em artes plásticas pela Escola Guignard, Belo Horizonte (1987). Doutora em artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo (1997). Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Produz fotografias, instalações e objetos por meio da utilização de imagens fotográficas de arquivos públicos e privados, abordando questões acerca da natureza da imagem, seu valor simbólico e seu processo de despersonalização.

Batman Zavareze – Bacharel em Comunicação Visual, diretor da empresa 27+1 Comunicação Visual começou na MTV Brasil em 1991 e trabalhou com Olivero Toscani na Fabrica/ Italia no período de 98 a 1999. Nos últimos 27 anos trabalha com projetos multidisciplinares ligados a imagem. É idealizador, diretor geral e curador do Festival Multiplicidade desde 2005, uma das plataformas culturais mais importantes de arte do Brasil, com reconhecimento internacional.

Mediação - Marcus Faustini - É cineasta, escritor e diretor teatral. Em 2011 fundou a Agência de Redes para Juventude, programa que capacita jovens de origem popular para produzirem seus próprios projetos de empreendedorismo no lugar onde vivem. É também fundador da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu. Escreveu o livro “Guia Afetivo da Periferia” e dirigiu o longa “Vende-se Esta Moto”, que recebeu o prêmio especial do júri na Mostra Novos Rumos do Festival do Rio 2017.


Como participar

Quando
13 de dezembro de 2019, sexta, às 16h

Entrada gratuita, sujeita à lotação.
Distribuição de senhas 30 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa


O que é o ESCUTA festival?

Encontros e trocas sobre diversas linguagens artísticas realizadas nas periferias do Rio e seus atravessamentos acontecem no IMS Rio nos dias 13, 14 e 15/12. O evento reúne arte, ativismo e periferia para fortalecer e potencializar as cenas, as ações e os artistas.


Mais eventos

Mais IMS