Retratos artesanais inspirados em Seydou Keïta

Atividade educativa

Parte de Família em foco, relacionada à Seydou Keïta

Quando

10 de novembro de 2018, sábado, das 16h às 18h

Entrada gratuita

Lugares limitados. Mais informações em Como participar.

IMS Rio

Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea – Rio de Janeiro - RJ

O retratista maliano Seydou Keïta manteve seu estúdio fotográfico em Bamako entre 1948 e 1963. Ele realizava todas as etapas do processo fotográfico: criava a composição da cena junto aos retratados, cuidava de cada detalhe, dos gestos aos objetos, e brincava com a relação entre as figuras e os fundos. Keïta preferia usar a luz natural. Aprendeu a revelar e copiar seus negativos pela técnica de contato e utilizava máscaras para criar diferentes formas que emolduravam as imagens.

Neste Família em Foco, inspirado na forma de trabalho do fotógrafo, convidamos os visitantes a participar de todas as etapas da produção de retratos com câmeras artesanais - buraco de agulha –, compondo a cena, fotografando e experimentando o processo de revelação e positivação das fotografias em nosso ateliê/laboratório.

Bamako (Mali), entre 1948 e 1963. Foto de Seydou Keïta/ Contemporary African Collection (CAAC) - The Pigozzi Collection

Como participar

Para participar das atividades da série Família em Foco, basta retirar senha na recepção do IMS Rio no dia do evento a partir das 15h30.

15 vagas, a partir de 6 anos

Mais informações: educativo.rj@ims.com.br ou (21) 3284-7485.


O que é o Família em Foco?

Família em Foco é um programa de ações do IMS Educa para grupos familiares, que exploram os jardins e a arquitetura da casa, as exposições em cartaz e os acervos do IMS. Promove a interação, convivência e aprendizagem de forma lúdica, entre adultos e crianças a partir de 6 anos.

Mais informações: educativo.rj@ims.com.br ou (21) 3284-7485.


Exposição relacionada