Idioma EN
Contraste

Retratos de Carolina

Atividade

Com Os Crespos, Du’Gueto e Tula Pilar

Quando

14 de março de 2018, quarta, às 16h, 18h e 20h

Entrada gratuita

Sujeita à lotação

IMS Paulista

Praça, 5º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP


Sobre a atividade

Para celebrar a produção de escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977), autora que ficou conhecida por empregar linguagem da tradição oral, o IMS Paulista recebe a apresentação Retratos de Carolina, da companhia Os Crespos, com participação do rapper Du’Gueto e da poeta Tula Pilar.

Formado por atores negros, o coletivo Os Crespos realiza uma apresentação multidisciplinar composta por performance, instalação, poesia, música, vídeo e intervenção cênica. Às 20h, o grupo encena trechos do espetáculo Ensaios sobre Carolina, baseado na história de vida da artista. A apresentação conta com a participação especial do rapper Du’Gueto e da poeta Tula Pilar. Os convidados refletem sobre a atualidade da obra de Carolina, especialmente suas reflexões a respeito da luta das comunidades marginalizadas.

Antes da apresentação, às 16h e às 18h, membros do grupo leem trechos de Quarto de despejo: diário de uma favelada, primeira e mais famosa obra da escritora, publicada em 1960, que produziu um retrato profundo do país, refletindo sobre a situação da mulher negra e pobre na metrópole. Além da leitura, são reproduzidas canções compostas por Carolina e gravadas em 1961 em um LP, que hoje integra o acervo do IMS.

1a entrada: 16h (30’) – Performance, música e vídeo
2a entrada: 18h (20’) – Performance, música e vídeo
3a entrada: 20h (50’) – Apresentação teatral Ensaios sobre Carolina, com participação especial do rapper Du’Gueto e da poeta Tula Pilar


Como participar

A atividade acontece na Praça do IMS Paulista, localizada no 5º andar, e tem entrada gratuita.


Sobre Carolina de Jesus

Nascida na cidade de Sacramento (MG), Carolina viveu boa parte de sua vida na favela do Canindé, na zona norte de São Paulo, onde sustentou sozinha os seus três filhos, trabalhando como catadora de lixo. Em 1960, publicou o livro Quarto de despejo: diário de uma favelada. Após o lançamento, a obra teve mais três edições, com um total de 100 mil exemplares vendidos e tradução para 15 idiomas. Publicou ainda o romance Pedaços de fome e o livro Provérbios, ambos em 1963.

O acervo da escritora chegou ao Instituto Moreira Salles em 2006. É formado por dois cadernos manuscritos – Um Brasil para os brasileiros: contos e poemas, e outra coletânea do mesmo gênero, sem título – além de um LP gravado em 1961.


Conteúdo relacionado


Mais eventos

Mais IMS