#RioUtópico: lançamento do catálogo e encerramento da exposição

Conversa

Com Rosângela Rennó, Maurício Lissovsky e Robert Pechman

Quando

21 de abril de 2018, sábado
Às 17h

Entrada gratuita

Sujeita à lotação

IMS Rio

Galeria Marc Ferrez
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea – Rio de Janeiro - RJ

Foto da exposição #RioUtópico [em construção], no IMS Rio. Leonardo Wen Magalhães

Dia 21 de abril, sábado, às 17h, Rosângela Rennó conversará com Maurício Lissovsky e Robert Pechman, historiadores e professores da UFRJ, no lançamento do catálogo e encerramento da exposição #RioUtópico [em construção], na Galeria Marc Ferrez, no IMS Rio.

Em constante transformação, a mostra #RioUtópico, em cartaz no IMS Rio, é um projeto colaborativo da fotógrafa Rosângela Rennó. Inicialmente com cerca de 250 fotos de 50 localidades do Rio de Janeiro cujos nomes sugerem algum tipo de utopia, a exposição chega ao fim com quase 1000 imagens. Durante o período expositivo, moradores das localidades selecionadas e o público geral foram convidados a enviar imagens dessas regiões e de outras com nomes utópicos, que foram incluídas nas paredes. O grande mapeamento fotográfico e afetivo do Rio de Janeiro pode ser conferido na Galeria Marc Ferrez e no catálogo.

O catálogo é um livro-guia que reúne fotografias, mapas e informações de todas as localidades escolhidas pela artista, além dos lugares que chegaram pela contribuição espontânea de pessoas que enviaram fotos para o projeto. Com 480 páginas, a publicação também conta com texto de Thyago Nogueira, curador da exposição, coordenador de fotografia contemporânea do IMS e editor da ZUM, e de Robert Moses Pechman, historiador, professor e pesquisador do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ.

Durante todo o projeto, a artista trabalhou com jovens moradores das comunidades, que foram orientados a fotografar e pesquisar o local onde vivem. A colaboração deles foi o ponto de partida do trabalho, que contou também com uma convocatória aberta para que o público enviasse seus registros dos locais.

A mostra faz parte de um projeto da área de Fotografia Contemporânea do IMS que convida artistas consagrados para desenvolver novos trabalhos sobre temas já presentes nas coleções do IMS.

Conhecida pela pesquisa em torno de arquivos, das formas populares de circulação da fotografia e do desenvolvimento das cidades, Rennó foi convidada para desenvolver um projeto que refletisse sobre a paisagem do Rio de Janeiro, cidade onde vive e cuja imagem é frequentemente associada aos cartões-postais do Centro e da Zona Sul – território que corresponde a apenas 10% do município.


Catálogo

#RioUtópico [em construção], de Rosângela Rennó
Lançamento 21/4, às 17h + conversa com a artista e convidados para marcar o encerramento da exposição.
Textos de Thyago Nogueira e Robert Moses Pechman

480 páginas​. Formato: 18,5 cm x 16cm​
Preço: R$94,90


Sobre os participantes

Rosângela Rennó
Formou-se em arquitetura pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e em artes plásticas pela Escola Guignard, Belo Horizonte (1987). Doutora em artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (1997). Participou de inúmeras exposições, entre elas, na Photographer’s Gallery, Londres (2016) e no Oi Futuro Flamengo, Rio de Janeiro (2016).

Robert Moses Pechman
Historiador, professor e pesquisador do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ.

Maurício Lissovsky
Historiador, roteirista, pesquisador, doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da ECO-UFRJ.


Como participar

Entrada gratuita, sujeita à lotação.


Sobre a exposição

#RioUtópico [em construção] faz um mapeamento fotográfico espontâneo de comunidades do Rio de Janeiro cujos nomes sugerem uma situação utópica. A exposição será composta de um grande mapa da cidade ampliado no chão da sala, com grupos de fotografias de cada localidade reunidos nas paredes.