de Rosângela Rennó
Exposição
Encerrada
De 16 de dezembro de 2017 a 22 de abril de 2018
IMS Rio
Galeria Marc Ferrez
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ
Horário
De terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 11h às 20h
Contato
(21) 3284-7400
[email protected]
A exposição Rio Utópico faz um mapeamento fotográfico espontâneo de comunidades do Rio de Janeiro cujos nomes sugerem uma situação utópica. A exposição é composta de um grande mapa da cidade ampliado no chão da sala, com grupos de fotografias de cada localidade reunidos nas paredes.
Para montar a exposição, Rosângela Rennó trabalhou com jovens moradores dessas comunidades, que foram orientados a fotografar e pesquisar o local onde vivem. A colaboração dos jovens é o ponto de partida da exposição, que envolveu uma convocatória aberta para que qualquer frequentador das comunidades do Rio de Janeiro enviasse imagens para a mostra.
A artista recebeu as imagens até 15 de março de 2018. Elas então foram selecionadas, impressas e acrescentadas às paredes expositivas de tempos em tempos. A exposição mostra como as pessoas representam seus próprios lugares, como se mobilizam em torno da produção de imagens e como a paisagem do Rio de Janeiro é muito mais diversa do que estamos acostumados a ver.
Curadoria
Thyago Nogueira
Valentina Tong (assistente)
Na Internet
rioutopico.ims.com.br
#RioUtopico
Imprensa
(11) 3371-4455
[email protected]
Entrada gratuita
De 16 de dezembro de 2017 a 22 de abril de 2018
Terças a domingos e feriados (exceto segundas), das 11h às 20h.
IMS Rio
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ
Acompanhe imagens relacionadas à exposição na hashtag #rioutopico no Instagram
#rioutopico
Rosângela Rennó conta a origem do projeto e explica seu funcionamento, com um depoimento do fotógrafo Guilherme Roberto, participante da workshop inicial.
#RioUtópico [em construção], de Rosângela Rennó
Lançamento 21/4, às 17h + conversa com a artista e convidados.
480 páginas. Formato: 18,5 cm x 16cm
Preço: R$94,90
Rosângela Rennó formou-se em arquitetura pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e em artes plásticas pela Escola Guignard, Belo Horizonte (1987). Doutora em artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (1997). Participou de inúmeras exposições, entre elas, na Photographer’s Gallery, Londres (2016) e no Oi Futuro Flamengo, Rio de Janeiro (2016)
Não há eventos previstos.
Entre as músicas que compõem esta playlist na Rádio Batuta, há algumas que também exploram o significado de palavras que batizam áreas da cidade, como os morros dos Prazeres e do Juramento ou a Cidade de Deus. Parte das canções é bastante crítica ao que se transformou o Rio, mas tudo pode terminar, com um toque de nostalgia e esperança, em Cidade maravilhosa.
- Envie as fotos para o e-mail [email protected], para o Whatsapp (21) 98659-0502 ou use a hashtag #rioutopico no Instagram até o dia 15 de março
- As imagens recebidas serão avaliadas pela artista e selecionadas para a exposição
- A participação na convocatória e na exposição é gratuita, não remunerada e espontânea.
Localidades mapeadas
Chácara do Céu (Vidigal/Leblon), Chave de Ouro (Encantado/Engenho de dentro), Cidade de Deus, Conjunto Novo Mundo (Santa Cruz), Encantado, Final Feliz (Anchieta), Ilha Pura, Jardim do Amanhã, Jardim da Vitória, Jardim Frutuoso, Jardim Maravilha (Guaratiba), Jardim Novo Mundo (Cidade de Deus), Jardim Paraíso, Jardim Progresso, Jardim Shangrilá (Taquara), Luz Divina, Morada dos Sonhos, Morro da Boa Esperança (Praça Seca), Morro da Fé (Penha Circular), Morro da Liberdade (Tijuca), Morro do Amor (Lins de Vasconcelos), Morro dos Prazeres (Santa Teresa), Mundo Novo (Tijuca), Nova Conquista (Cosmos e Pavuna), Novo Horizonte, Novo Jardim Maravilha (Guaratiba), Novo Lar, Parque Alegria (Caju), Parque Esperança (Anchieta), Parque União (Maré), Parque Vitória, Pedacinho do Céu (Cordovil), Praça Miami (Vila Kennedy), Recanto Feliz, Renascer (Santa Cruz), Shangrilá (Taquara), Sossego – Alegria (Pavuna), Suíça Carioca, Vale do Paraíso (Tanque), Vale Encantado (Alto da Boa Vista), Vida Nova (Pavuna), Vila Amizade (Recreio dos Bandeirantes), Vila Arco-Íris (Jacarepaguá), Vila da Paz (Itanhangá/Tijuca), Vila do Céu (Cosmos), Vila Esperança (Acari), Vila Paraíso (Santa teresa), Vila Progresso (Bangu), Vila União, Vila Universal (Santa Cruz), Vitória da Conquista (Marechal Hermes/Bento Ribeiro).
Valem fotos de outras ruas, praças e localidades com nomes utópicos!
Termos e condições
Ao enviar a fotografia para o projeto, você (i) declara e garante que é o autor da fotografia e/ou titular dos diretos relativos à fotografia, (ii) autoriza o uso, reprodução, edição, adaptação, inclusão em outras obras, divulgação e a distribuição da fotografia, em qualquer meio ou forma, na Exposição Rio Utópico, organizada pelo Instituto Moreira Salles com obras da artista Rosângela Rennó, e (iii) autoriza o uso, reprodução, edição, adaptação, inclusão em outras obras, divulgação e a distribuição da fotografia em qualquer uma das publicações produzidas, organizadas e/ou editadas pelo Instituto Moreira Salles e/ou instituições parceiras, em versão impressa ou virtual, no âmbito da referida exposição, sem qualquer limitação de tempo, espaço, idioma e quantidade de exemplares.
Ao participar deste projeto, você concorda em dar as autorizações referidas acima de forma gratuita, irrevogável e irretratável.
O Instituto Moreira Salles não se obriga a reproduzir, divulgar e a distribuir nenhuma das fotografias recebidas.
Exposição encerrada
Mais IMS
Programação
Nenhum evento encontrado.