Conduzida pelo Cordão da Dona Micaela, a apresentação faz uma homenagem a Dona Micaela Vieira, que no final do século XIX exerceu o ofício de parteira, ganhando o nome de uma praça no bairro da Penha, zona leste de São Paulo. Com músicas próprias, bonecões confeccionados junto à comunidade e performances especiais, a base percussiva é inspirada no samba de bumbo paulista e nas congadas mineiras. O grupo se formou a partir da Comunidade do Rosário da Penha, que vem realizando um trabalho de revitalização que reverbera a história da antiga Irmandade do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França.
Em consonância com a exposição Pequenas Áfricas, em cartaz no Instituto Moreira Sales, nesta apresentação o Cordão celebra expoentes do samba e do carnaval negro de São Paulo. Uma das principais referências é o bloco carnavalesco “Os Desprezados da Penha”, formado nos anos de 1935-36. O encerramento será com o auto de carnaval “Salve Elas”, onde a Dona Micaela, interpretada pela atriz Edi Cardoso, convida para a folia Madrinha Eunice, fundadora da escola de Samba Lavapés, e a escritora e compositora Carolina Maria de Jesus, interpretadas respectivamente pelas atrizes Cida Baú e Luzia Rosa.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
O Cordão faz homenagem a Dona Micaela Vieira, que no final do século XIX exerceu o ofício de parteira ganhando o nome de uma praça no bairro da Penha, zona leste de São Paulo. O Cordão conta com ritmo e músicas próprios, bonecões confeccionados junto à comunidade e performances especiais celebrando a vida, os conhecimentos ancestrais do partejar, da doulagem e cuidados com as mulheres gestantes, bebês e crianças.
O Cordão da Micaela (Renato Gama e Ronaldo Gama)
Hibisco Roxo (Mariana Per, Tita Reis, Ronaldo Gama e Renato Gama)
Lá vem ela (J.E. Tico)
Chama Micaela (Johnny Guima e Ronaldo Gama)
Dinda (Ronaldo Gama/ Renato Gama)
Batiza (J.E. Tico)
Manda Chamar (Renato Gama)
Canto das Três Raças (Paulo César Pinheiro)
Sorriso Negro (Adilson Barbado e Jorge Portela)
Vedete da Favela (Maria Carolina de Jesus)
Quando
18/2/2024, domingo, 11h
Onde
IMS Paulista
Térreo
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Entrada gratuita
Grátis, entrada livre: 150 lugares em pé + 30 lugares sentados (público preferencial)
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).