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190 anos dos Experimentos

Fotográficos de Hercule Florence

Com apresentação dos resultados da pesquisa científica que comprovam seu pioneirismo

Seminário internacional

Parceria entre quatro instituições: duas no Brasil, uma nos EUA e uma em Portugal

Quando

23 e 24/5/2023, terça e quarta. Inscrição a partir de 8/5 (apenas para o evento presencial)

Evento gratuito

Vagas esgotadas
Com interpretação em Libras e com tradução simultânea

IMS Paulista ou Online

Mais informações abaixo

O evento marca a celebração do pioneirismo de Florence na descoberta dos processos fotográficos e tem como principal assunto a divulgação dos resultados das análises físico-químicas realizadas em 2022 de três objetos do inventor, por meio de uma parceria inédita entre quatro instituições de três continentes: o IMS e o Instituto Hercule Florence (IHF), de São Paulo, Brasil, o Getty Conservation Institute (GCI), de Los Angeles, EUA, e o Laboratório HERCULES da Universidade de Évora, Portugal. O encontro abordará também outros assuntos relacionados a Florence.

Transmissão ao vivo pelos canais do IMS e do IHF no YouTube e Facebook. A gravação do evento estará disponível posteriormente.

 

Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e com tradução simultânea.

 

 

Parceria:

Programação

23/5/2023, terça


8h30 - 9h30: Recepção e inscrição

9h30 - 10h: Apresentação
João Fernandes (IMS), Sergio Burgi (IMS) e Francis Melvin Lee (IHF)

10h - 11h: Uma conversa com Boris Kossoy
Apresentado por Antonio Florence (IHF) e Grant Romer (Academy of Archaic Imaging)

11h30 - 12h: Painel: A história das análises
Apresentação dos passos que levaram às análises no Laboratório HERCULES, com Patricia de Filippi, Márcia Rizzutto (Física, USP), Millard Schisler (IMS) e António Candeias (Universidade de Évora)

14h - 15h: Apresentação dos resultados das pesquisas feitas no laboratório HERCULES
Art Kaplan (Getty) e António Candeias (Universidade de Évora)

16h - 17h: A fotografia antes de 1839 – as primeiras conquistas da fotografia
Grant Romer (Academy of Arcaic Imaging)

17h - 17h30: Uma abordagem pela dúvida de Tomé para entender as realizações fotográficas de Florence
Ariadna Romer (Academy of Archaic Imaging)


24/5/2023, quarta


9h - 9h45: Algumas questões sobre a materialidade em Hercule Florence
Iara Schiavinatto (UNICAMP)

9h45 - 10h30: Hercule Florence e “a arte da invenção”, entre os séculos XIX e XXI
Maria Inez Turazzi (História, USP)

11h30 - 13h: Artistas contemporâneos que revisitaram as técnicas de Hercule Florence
Adrià Julià, Letícia Ramos e Lívia Melzi. Moderado por Fernanda Pitta (MAC-USP)

15h - 16h: A atualidade de Hercule Florence
Antonio Fatorelli (ECO, UFRJ)

16h - 17h30: Futuras imagens, futuros da imagem
Ingrid Hoelzl (teórica visual) e Silvana Bahia (Olabi). Moderado por Millard Schisler (IMS)

Participantes

Adrià Julià
Artista visual nascido em Barcelona, trabalha com filme, fotografia, performance, escultura e materiais impressos. Sua obra questiona as tecnologias da imagem e sua relação com as narrativas normativas e a violência. Desde 2011, Julià tem pesquisado sobre os experimentos fotográficos de Hercule Florence.

 

António Candeias
Professor catedrático do Departamento de Química e Bioquímica da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora. Especialista em Química de Superfícies e Ciências do Patrimônio, fundou o Laboratório HERCULES e foi seu diretor. É coordenador da Cátedra City University of Macau em Patrimônio Sustentável, coordenador científico do Laboratório José de Figueiredo da Direção Geral de Patrimônio Cultural, diretor da Plataforma Portuguesa da Infraestrutura Europeia de Investigação em Ciência do Patrimônio e diretor do Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Patrimônio, Artes, Sustentabilidade e Território.

 

Antonio Fatorelli
Possui graduação em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez pós-doutorado na Princeton University e na Universidade Federal do Ceará. É professor do Departamento de Expressões e Linguagens da Escola de Comunicação da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da mesma universidade. É pesquisador do Núcleo N-Imagem e do Laboratório de Fotografia, Imagem e Pensamento na ECO/UFRJ. É autor de Fotografia e novas mídias (ContraCapa, 2008), entre outros livros.

 

Antonio Florence
Tetraneto de Hercule Florence, é advogado formado pela USP, com especialização em Direito Tributário Internacional pela Universidade de Munique, Alemanha. É fundador do Instituto Hercule Florence. Estudou fotografia e história da arte, mergulhando no universo das artes visuais em 2015, quando começou a fotografar objetos do seu cotidiano com foco nos contrastes provocados pela luz. É autor do livro Intervalos Acidentais (Fotô Editorial, 2017).

 

Ariadna Romer
Graduada pela Escola Nacional de Conservação, Restauração e Museografia na Cidade do México e pós-doutora no European Centre of Archeometry da Bélgica. Atualmente, integra a Academy od Archaic Imaging, instituição que se dedica a fornecer recursos para o entendimento da história da aplicação da tecnologia na representação da experiência visual. É membro do Programa Educacional para a Conservação do Patrimônico Fotográfico no México e no Uruguai.

 

Art Kaplan
Cientista associado no Getty Conservation Institute, tem trabalhado nos últimos 20 anos na aplicação da instrumentação analítica para identificação e estudo dos processos e materiais fotográficos. Sua pesquisa é focada no uso de técnicas não invasivas e não destrutivas, além da análise detalhada de papéis fotográficos em preto e branco como ferramenta para estudar a proveniência e a autenticação das imagens. Entre seus trabalhos estão as análises científicas de obras de Joseph Nicéphore Niépce, William Henry Fox Talbot, John Herschel, Hippolyte Bayard, William Willis, Anna Atkins, Edward Weston e Henri Cartier-Bresson.

 

Boris Kossoy
Fotógrafo, acadêmico e historiador da fotografia. É doutor pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo e professor livre-docente e titular da ECA-USP. Foi diretor do Museu da Imagem e do Som de São Paulo e diretor da divisão de pesquisas do Centro Cultural São Paulo. É autor de Hercule Florence, a descoberta isolada da fotografia no Brasil, com edições no México, Espanha, Alemanha, França, Inglaterra e Estados Unidos, e de vários outros livros, como Dicionário Histórico-Fotográfico Brasileiro; Os Tempos da Fotografia; e O Olhar Europeu: o Negro na Iconografia Brasileira do Século XIX (com Maria Luiza Tucci Carneiro).

 

Fernanda Pitta
Professora doutora da Divisão de Pesquisa em Arte, Teoria e Crítica do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Historiadora da arte, foi curadora sênior da Pinacoteca de São Paulo entre 2014 e 2022. Realizou, entre outros projetos, a curadoria das exposições Trabalho de artista: imagem e autoimagem (1826-1929) Ninguém teria acreditado: Alvim Côrrea e 10 artistas contemporâneos. Atuou como coordenadora curatorial de Véxoa: nós sabemos, com curadoria de Naine Terena e como consultora da mostra Raio-que-o-parta: ficções do moderno no Brasil.  Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA).

 

Francis Melvin Lee
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Desde 2010 é superintendente do Instituto Hercule Florence, tendo realizado a cocuradoria e a produção da exposição O olhar de Hercule Florence sobre os índios brasileiros, exibida em diferentes instituições museológicas e culturais do Estado de São Paulo em 2015 e 2016. Mestre em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, sua tese foi condensada na exposição Imagens para uma nação: O início da gravura no Brasil, apresentada na Pinacoteca do Estado de São Paulo em 2017.

 

Grant Romer
Reconhecido como autoridade mundial nos primórdios da fotografia, é formado em Belas Artes pelo Pratt Institute, com mestrado em Fotografia e Estudos Museológicos pelo Rochester Institute of Technology. Em 1976, entrou para a equipe da George Eastman House, integrando seu setor de Conservação Fotográfica em 1989. De 1999 a 2010, foi diretor do Programa de Residência em Conservação Fotográfica Avançada da Fundação Andrew W. Mellon. Romer possui o título de Scholar in Residence na George Eastman House, onde continua ativo como pesquisador, consultor e palestrante.

 

Iara Schiavinatto
Professora do Instituto de Artes da Unicamp, liderou o projeto de criação e implantação da Graduação em Midialogia na universidade. Foi diretora associada do Museu de Artes Visuais da Unicamp. É membro do Conselho Editorial da Editora da Unicamp. Realizou estágio de Pesquisadora Sênior no Museu Paulista da USP. Entre outros, publicou os livros Visualidade e Poder: ensaios sobre o mundo lusófono, pela Editora da Unicamp, no qual há um estudo sobre Hercule Florence, e Independências, fabricação de imagens e memórias, pela Editora Alameda.

 

João Fernandes
Diretor artístico do Instituto Moreira Salles. Foi subdiretor do Museu Reina Sofía, de Madri. Projetou-se no cenário internacional das artes como curador (entre 1996 e 2002) e diretor (de 2003 a 2012) do Museu de Serralves, na cidade do Porto, contribuindo decisivamente para transformar o espaço cultural do norte de Portugal em um marcante endereço de arte contemporânea da Europa.

 

Ingrid Hoelzl
É estudiosa independente na área de teoria da imagem em ambiente digital. Seu trabalho reúne teoria, poesia, vídeo, som e performance. Possui doutorado pela Humboldt University, com tese sobre autorretrato fotográfico, e diploma em Belas Artes e Estudos em Cultura Visual pela Berlin University of the Arts. Tem trabalhado como pesquisadora e educadora em universidades e academias de arte por todo o mundo. Publicou dois livros sobre o futuro da imagem em coautoria com Remi Marie: Softimage (2015) e Common Image (2021).

 

Letícia Ramos
Artista-cientista, pesquisa invenções de formas de representar o mundo nos meios fotográficos e o impacto que fenômenos geológicos e climáticos podem ter na imaginação. Sua pesquisa parte de eventos históricos e fenômenos naturais para tratar das conexões simbólicas entre política, ciência e imaginação, onde o futuro e o passado se sobrepõem. Em sua rigorosa investigação do meio fotográfico analógico utiliza a escultura, a maquete e técnicas de efeitos especiais para criar paisagens imaginárias, narrativas e fabulações que se formalizam em fotografias, instalação e filme.

 

Lívia Melzi
É mestre em Fotografia e Arte Contemporânea pela Universidade Paris VIII. Em 2022, iniciou seu doutorado em arte e literatura na Universidade de Zurique. Em 2021 exibiu seu trabalho no 65º Salão de Montrouge, onde ganhou o grande prêmio, e nas mostras Rencontres Photographiques du 10ème arrondissement, Festival Image Satellite (Nice) e Funarte (Brasília). Em 2022, participou da exposição fotográfica Circulation(s), no Festival de Fotografia de Atenas, e na mostra Klaxon-mania: Centenary of the Modern Art Week of São Paulo, 1922–Paris, 2022, no Marché Dauphine (Paris). É artista residente da Fiminco Foundation (Romainville).

 

Maria Inez Turazzi
Historiadora, graduada pela Universidade Federal Fluminense, e doutora em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo. É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História e pesquisadora associada do Laboratório de História Oral e Imagem do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense. Entre 1984 e 2014, trabalhou no Ministério da Cultura (Ibram e Iphan). Como pesquisadora visitante, trabalhou no Departamento de Fotografia do Museu Carnavalet (Paris, 2001) e realizou pós-doutorado na Faculdade de Ciências e Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (2012).

 

Márcia de Almeida Rizzutto
Bacharel e Licenciada em Física. Mestre e Doutora em Física com especialização em Física Nuclear. Pós-doutoramento em Física Aplicada. É docente do Instituto de Física da Universidade de São Paulo desde 2001. É orientadora dos cursos de pós-graduação da USP na área de Física e Museologia. Atua na área de Física Aplicada com radiação e aceleradores para estudo e caracterização de materiais, principalmente de estudos e análises de objetos do Patrimônio Histórico e Cultural (Arqueometria). Coordena o Núcleo de Pesquisa de Física Aplicada ao Estudo do Patrimônio Artístico e Histórico da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.

 

Millard Schisler
Fotógrafo e educador com mestrado em artes visuais no Visual Studies Workshop, Rochester, Nova York. Lecionou no School of Photographic Arts and Sciences e School of Print Media no Rochester Institute of Technology de 1995 a 2006. Também em Rochester, cursou e depois lecionou no curso de preservação fotográfica da George Eastman House de 1996 a 1998. Trabalha com a preservação de acervos analógicos e digitais, digitalização, tratamento e impressão de imagens e produção de livros, e processos históricos fotográficos. É gestor de acervo do IMS.

 

Patricia de Filippi
Graduada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com especialização em Preservação Cinematográfica pela George Eastman House e especialização em Conservação Fotográfica pela New York City Municipal Archives and Information Services. Atualmente é Professor II do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Tem experiência na área de artes, com ênfase em cinema.

 

Sergio Burgi
Formado em Ciências Sociais pela USP. Cursou Mestrado em Conservação Fotográfica na School of Photographic Arts and Sciences, do Rochester Institute of Technology (EUA), com diplomas de Master of Fine Arts in Photography e Associate in Photographic Science. Foi coordenador do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte, entre 1984 e 1991. É membro do Grupo de Preservação Fotográfica do Comitê de Conservação do Conselho Internacional de Museus (ICOM). Desde 1999, coordena a área de fotografia do IMS.

 

Silvana Bahia
É codiretora executiva do Olabi. Mestre em Cultura e Territorialidades pela UFF, pesquisadora associada do grupo de Arte e Inteligência Artificial da USP. Considerada uma das 100 pessoas inovadoras mais importantes do mundo pelo The Future Laboratory na Inglaterra. Em 2021 recebeu o prêmio Protagonista Brasil, que reconhece lideranças que se destacaram por sua atuação em projetos e ações de impacto social na área de tecnologia da informação em temas voltados à transformação digital e inclusiva do país.


Como participar

Quando

23 e 24/5/2023, terça e quarta
Horários: conferir em Programação

Evento gratuito

Com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e tradução simultânea.

Online
Transmissão ao vivo pelos canais do IMS e do IHF, não é necessário inscrição.
A gravação do evento estará disponível posteriormente.

Presencial
VAGAS ESGOTADAS
IMS Paulista | Cineteatro - 3º andar
Avenida Paulista, 2424 São Paulo/SP
145 lugares. Inscrição a partir de 8/5/2023

Sobre Hercule Florence

Nasce em 29 de fevereiro de 1804, em Nice, na França. Em 1824 chega ao Rio de Janeiro e em 1829 escreve, como parte de suas Memórias, os manuscritos de seu tratado intitulado Zoophonia. Morre em em 27 de março de 1879, em Campinas.

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