Curso
Quando
Novas datas a definir
Ingressos
IMS Paulista
Sala de aula - 2º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
A canção é uma forma híbrida, que funde a literatura e a música. Seu percurso remonta às origens da poesia ocidental, passa pelos trovadores da Idade Média e, no século XX, chega ao rádio e aos discos. A canção popular brasileira é uma das manifestações mais sofisticadas de nossa cultura. Em torno dela, criaram-se, nas últimas décadas, abordagens críticas originais. Alguns dos principais estudiosos e criadores desse campo de estudo estão reunidos neste curso, que contemplará os aspectos formais específicos da canção, bem como sua inserção histórica e os próprios cancionistas: intérpretes e compositores.
Este curso não exige conhecimento prévio acerca dos temas que serão abordados.
Aulas suspensas devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19): equipe responsável pelos cursos e oficinas entrará em contato com os inscritos para esclarecer as dúvidas.
Quando
Datas a definir. As inscrições serão reembolsadas e as pessoas inscritas anteriormente terão prioridade de matrícula quando a atividade for remarcada.
45 vagas.
R$ 200 por 4 aulas.
Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.
Luiz Tatit é músico e professor titular do Departamento de Linguística da FFLCH-USP. Publicou os livros Análise semiótica através das letras, Elos de melodia & letra, O século da canção, Todos entoam: ensaios, Conversas e lembrançase Semiótica à luz de Guimarães Rosa. Já lançou os álbums Felicidade (1998), O meio (2000), Ouvidos uni-vos (2005) e Rodopio (2007), todos pelo selo Dabliú.
Lorenzo Mammì nasceu em Roma, em 1957. Fez graduação em música e doutorou-se em filosofia pela USP, onde é professor de História da Filosofia Medieval desde 2003. Como crítico de música e de arte, organizou e publicou ensaios em diversos livros, como Volpi, Carlito Carvalhosa, e 8X fotografia, com Lilia Moritz Schwarcz. É autor de A fugitiva: ensaios sobre música e O que resta: arte e crítica de arte.
Paulo da Costa e Silva é professor de estética da UFRJ. Colaborou na coluna Questões musicais, da revista Piauí. Dirigiu a Rádio Batuta, do IMS, para onde produziu, entre outros, o documentário radiofônico Tim tim por tim tim: a música de João Gilberto. Publicou o livro A tábua de Esmeralda: e a pequena renascença de Jorge Ben.
José Miguel Wisnik é ensaísta, músico e cantor, e professor de literatura brasileira na USP. Dentre seus livros publicados estão O som e o sentido, Sem receita: ensaios e cançõese Veneno remédio: o futebol e o Brasil.
Aula 1: Luiz Tatit
Aula 2: Lorenzo Mammì
Aula 3: Paulo da Costa e Silva
Aula 4: José Miguel Wisnik