O show África em nós nasceu de uma parceria do IMS com a Feira Preta em 2019 a partir de uma convocatória direcionada a músicos da diáspora africana. A integração proposta gerou uma apresentação no IMS Paulista, em novembro de 2019, na qual artistas de diferentes nacionalidades e estilos uniram-se numa criação coletiva.
Neste ano o projeto ganha uma dimensão interdisciplinar, em diálogo com a educação e a antropologia. Além de um novo show, os artistas participarão de uma vivência construída a partir de trocas etnobiográficas e das diásporas, num trânsito entre memórias individuais e coletivas, facilitada pela musicista e cientista da educação Danielle Almeida. Nestes encontros os convidados poderão compartilhar sua trajetória a partir do instrumento que tocam, tecendo um fio da memória que possa representar seus percursos.
Em breve você poderá conferir nesta página e na página do Festival Feira Preta a gravação do show e também o registro das entrevistas com os músicos convidados.
Quando
20 de novembro de 2020, sexta, às 19h
Evento online e gratuito
Transmissão ao vivo no canal de YouTube da Feira Preta.
Maior festival de cultura e empreendedorismo negro da América Latina, o Festival Feira Preta terá sua versão online em 2020. O evento, que reuniu mais de 200 mil pessoas em suas edições, promove uma programação online nas principais plataformas digitais do país.
O Instituto Moreira Salles fortalece seu segundo ano de parceria com o festival, promovendo atividades vinculadas ao tema da memória. A programação desenvolvida por diferentes áreas do IMS, propõe várias linguagens artísticas, interseccionadas pelos conceitos de memórias individuais, memórias coletivas, etnobiografia, preservação e coleção.