Oficina
Com Mariano Klautau Filho
Parte de Cursos e oficinas 2019/2
Quando
15 a 25 de outubro de 2019, terça a sexta, das 19h às 21h30
Ingressos
Vendas pelo Eventbrite. Mais informações em Como participar
IMS Paulista
Estúdio
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Oficina intensiva em que os participantes deverão trazer sua produção fotográfica para discutir os sentidos associados aos modos escolhidos para a materialização da obra e a pertinência de tais opções. Incluirá uma introdução teórico-histórica sobre aspectos da poética fotográfica considerando seu lugar na arte e na cultura. A introdução será estruturada por meio de questões apresentadas em cada uma das aulas como ferramenta de reflexão para a análise sobre os projetos e portfólios apresentados pelos alunos.
Pré-requisitos: A oficina é voltada para os que já possuem portfólio, projeto ou pré-projeto fotográfico.
Materiais necessários: O portfólio ou projeto fotográfico deverá ser trazido na primeira aula.
Quando
15, 16, 17, 18, 22, 23, 24 e 25 de outubro de 2019, terça a sexta, das 19h às 21h30
R$380, pelos 8 encontros
12 vagas
Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos
É artista, pesquisador e curador, professor da Universidade da Amazônia em Belém. É curador do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia e organizou a exposição Antilogias: o fotográfico na Pinacoteca, entre outras.
1) Da encenação à performance: poéticas dos séculos XIX, XX e XXI. Introdução ao trabalho dos alunos – primeira apresentação. Divisão de grupos de trabalho.
2) Do relato ao fato: poéticas da rua e da casa. Apresentação dos portfólios/projetos, análise e orientações – grupo 1.
3) Da escrita ao sentido das imagens: ficção e realidade na fotografia. Apresentação dos portfólios/projetos, análise e orientações – grupo 2.
4) As poéticas do livro: o discurso fotográfico na publicação de artista. Apresentação dos portfólios/projetos, análise e orientações – grupo 3.
5) Do conceito construído à fotografia realizada. Do ato fotográfico à construção do conceito. O fenômeno do fotográfico. Apresentação dos portfólios/projetos, análise e orientações – grupo 4.
6) Exercícios de seleção e edição de imagens – a fatura da fotografia e os sentidos da imagem. Apresentação do desenvolvimento dos trabalhos dos grupos 1 e 2 – Discussão e definição conceitual dos projetos finais.
7) Exercícios de seleção e edição de imagens – a fatura da fotografia e os sentidos da imagem. Apresentação do desenvolvimento dos trabalhos dos grupos 3 e 4 – Discussão e definição conceitual dos projetos finais.
8) Poéticas de exibição: o discurso fotográfico, sua fatura e seu suporte. Apresentação e discussão final dos projetos dos participantes/grupos.
Com destaque para a fotografia e voltada tanto para o público leigo quanto para quem deseja aprofundar os conhecimentos, a programação de cursos contempla também áreas como música, cultura pop e artes visuais, além de dialogar com as exposições em cartaz no centro cultural.