Laudelina de Campos Mello
A exposição apresenta a trajetória, o pensamento e a militância de Laudelina de Campos Mello (Poços de Caldas/MG, 1904 – Campinas/SP, 1991), sindicalista e importante ativista na luta pelo reconhecimento e valorização do trabalho doméstico e pela conquista de direitos para a categoria, também atuante na luta antirracista. Reconhecida como a fundadora do primeiro sindicato das empregadas domésticas no país, Laudelina dedicou-se a combater a exploração e os abusos contra essas profissionais e atuou também para que as trabalhadoras domésticas do país tivessem não apenas seus direitos garantidos, como gozassem de uma vida digna. Por meio de fotografias, documentos e objetos históricos, em diálogo com as artes visuais e o audiovisual, como obras de Rosana Paulino, Dayane Tropicaos e Kika Carvalho, a mostra conta a história de vida de Laudelina, relacionando-a com a questão do trabalho doméstico no Brasil – uma das marcas indeléveis da escravidão –, assim como questões referentes ao sindicalismo, ao associativismo negro, a questões político-culturais e o direito ao descanso.
Online expolaudelina.ims.com.br | #LaudelinaNoIMS
Imprensa (11) 3371-4455 | [email protected]
Preparamos recursos de Acessibilidade para uso por pessoas com ou sem deficiência, em páginas que facilitam o acesso por leitores de tela. Para Dignidade e luta: Laudelina de Campos Mello temos áudios com leituras de textos da exposição e audiodescrições, informações técnicas e legendas expandidas de algumas obras.
Dignidade e luta: Laudelina de Campos Mello
22/3 a 14/9/2025
IMS Poços
Rua Teresópolis, 90, Poços de Caldas/MG - Brasil
Entrada gratuita. Terça a sexta, das 13h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h (fechado às segundas).
O IMS envidou todos os esforços para identificar e localizar os detentores dos direitos de autor das obras e dos direitos de imagem dos retratados, e agradece toda informação suplementar a respeito.
Esta playlist traz algumas músicas gravadas por cantoras que, em momentos distintos de suas vidas, exerceram o trabalho doméstico. A seleção compõe um panorama musical que passa por estilos variados, do samba tradicional ao funk carioca, com destaque para Dona Clementina de Jesus.
Os cadernos educativos, desenvolvidos pela Área de Educação do Instituto Moreira Salles, pretendem provocar o pensamento sobre questões contemporâneas das artes, da cultura e da sociedade. Pensados para enriquecer aulas, encontros e rodas de conversa, oferecem suporte a professores, educadores e mediadores culturais. A partir de informações e estratégias, estimulam reflexões e práticas artístico-pedagógicas, promovendo experiências dinâmicas de aprendizado e diálogos férteis em espaços educativos e culturais.
Não há novos eventos previstos.
