Idioma EN
Contraste

Marc Ferrez: mestre da fotografia do século XIX

IMS Poços de Caldas

Rua Teresópolis, 90, Jardim dos Estados CEP 37701-058 - Poços de Caldas/MG

Visitação

Exposição encerrada.
De 23 de fevereiro a 8 de junho de 2014

Horário

De terça a domingo, das 13h às 19h.

Contato

Tel.: (35) 3722-2776

Apresentação

Curadoria

Instituto Moreira Salles

Na Internet

#MarcFerrezIMS

Imprensa IMS

(11) 3371-4455 comunicacao@ims.com.br

As 75 obras da exposição Marc Ferrez – mestre da fotografia do século XIX reúnem imagens fundamentais dentre as que integram, desde 1998, o acervo do fotógrafo no IMS.

Marc Ferrez (1843-1923) foi o mais importante fotógrafo brasileiro do século XIX. Cerca de metade da sua produção fotográfica foi realizada na cidade do Rio de Janeiro e no seu entorno. A outra parte nas diversas regiões do Brasil que percorreu regularmente em trabalhos comissionados, seja como fotógrafo da Comissão Geológica do Império em meados dos anos 1870, ou como principal fotógrafo das construções ferroviárias no Brasil, particularmente nos anos de 1880 e 1890, o que possibilitou que articulasse um grande panorama da paisagem brasileira do período.

Ele também se dedicou permanentemente à inovação tecnológica como fotógrafo da Marinha Imperial. Realizou extenso trabalho de documentação de navios lidando com as dificuldades técnicas da época. Ampliou também as possibilidades da fotografia de paisagem, pelo aperfeiçoamento de equipamento de fotografia panorâmica de varredura, a câmera Brandon, que lhe permitiu ser o único fotógrafo a partir de 1881 a realizar esse tipo de registro em grande formato no Brasil, culminando posteriormente com seus trabalhos magistrais de fotografia de arquitetura feitos durante a construção da Avenida Central (hoje Rio Branco), no Rio de Janeiro. Além disso, Ferrez se envolveu com a introdução do cinema e da fotografia estereoscópica em cores no Brasil no início do século XX.

Viaduto da estrada de ferro Rio-Minas, c. 1888. Marc Ferrez / Coleção Gilberto Ferrez / Acervo Instituto Moreira Salles

Exposição encerrada.

Sobre os acervos

Mais IMS