ou Como escrever a história natural do Brasil
IMS Rio
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ
Exposição encerrada
De 4 de fevereiro a 23 de abril de 2017
Horário
De terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 11h às 20h
Contato
(21) 3284-7400
[email protected]
Curadoria
Julia Kovensky
Iris Kantor
Na Internet
omapadevonmartius.ims.com.br
#MapaVonMartius
Imprensa
(11) 3371-4455
[email protected]
IMS Rio apresenta exposição com litografias do botânico alemão Von Martius
A exposição O mapa de Von Martius ou Como escrever a história natural do Brasil reúne cerca de 50 paisagens, além de mapas e outras estampas que ajudam a entender a produção de Carl Friedrich Philipp von Martius, naturalista alemão que propôs uma divisão regional para o Brasil a partir de cinco grandes biomas num mapa criado em 1858. Curadoria de Julia Kovensky e Iris Kantor.
O mapa de Von Martius ou Como escrever a história natural do Brasil
Em comemoração aos 200 anos da chegada da missão austríaca no Brasil, o IMS Rio apresenta a exposição O mapa de Von Martius ou Como escrever a história natural do Brasil. Com curadoria de Julia Kovensky, coordenadora de iconografia do IMS, e Iris Kantor, historiadora e professora da Universidade de São Paulo, a mostra tem como ponto de partida um mapa criado em 1858 por Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868), botânico alemão, em que ele propôs uma divisão regional para o Brasil a partir de cinco grandes biomas.
Von Martius fez um levantamento muito expressivo da flora brasileira – o maior realizado até os dias de hoje – e, a partir dele, observou um conjunto de cinco biomas: cerrado, caatinga, mata atlântica, selva amazônica e pampa. O biólogo retratou essas paisagens em litografias que foram publicadas em sua monumental obra Flora brasiliensis, composta por 40 volumes apresentando mais de 20 mil espécimes vegetais catalogados, entre 1840 e 1906, incluindo no primeiro volume o mapa produzido em 1858. A exposição reúne cerca de 50 dessas paisagens, além de mapas e outras estampas que ajudam a entender a produção desse renomado naturalista do século XIX.
Von Martius foi professor de botânica na Universidade de Berlim e diretor do jardim botânico de Munique, e veio ao Brasil como um dos integrantes da Missão Austríaca, que acompanhou a imperatriz Leopoldina na ocasião de seu casamento com d.Pedro I. Permaneceu no país entre 1817 e 1820 e, em companhia do zoólogo Johann Baptist von Spix, realizou expedições pelas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, onde colheu e catalogou uma vasta quantidade de espécimes vegetais.
No acervo de Iconografia do IMS, existem aproximadamente 200 obras de Von Martius, entre elas as Tabulae physiognomicae – pranchas integrantes do primeiro volume da Flora brasiliensis –, uma edição completa de sua Reise in Bresilien, e um álbum de desenhos atribuído ao autor, intitulado Vues du Brésil, ilustrado com 78 imagens da paisagem e da flora brasileira.
Um passeio por algumas das imagens da exposição O mapa de Von Martius ou Como escrever a história natural do Brasil, acompanhado da leitura de trecho do primeiro volume da Flora Brasiliensis, publicado em Munique em 1840, em que Von Martius relembra a viagem que fez ao Brasil de 1817 a 1820.
Narração: Luiz Fernando Vianna. Vídeo e edição: Laura Liuzzi.
Essa exposição está encerrada e não há eventos programados para o futuro.
Conteúdo relacionado
Exposição encerrada.
Programação
Nenhum evento encontrado.