O mapa de Von Martius

ou Como escrever a história natural do Brasil

Exposição

Entrada gratuita
30 de junho de 2018 a 3 de fevereiro de 2019

IMS Poços

Pavimento inferior
Rua Teresópolis, 90
Jardim dos Estados - Poços de Caldas/MG

Horário

Terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 13h às 19h

Contato

(35) 3722-2776
ims.pc@ims.com.br

Apresentação

A exposição O mapa de Von Martius ou Como escrever a história natural do Brasil reúne cerca de 50 paisagens, além de mapas e outras estampas que ajudam a entender a produção de Carl Friedrich Philipp von Martius, naturalista alemão que propôs uma divisão regional para o Brasil a partir de cinco grandes biomas num mapa criado em 1858. Com curadoria de Julia Kovensky, coordenadora de iconografia do IMS, e Iris Kantor, historiadora e professora da Universidade de São Paulo, a mostra tem como ponto de partida um mapa publicado em 1858 por Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868), botânico alemão, em que ele propôs uma divisão regional para o Brasil a partir de cinco grandes biomas.

Von Martius fez um levantamento muito expressivo da flora brasileira – o maior realizado até os dias de hoje – e, a partir dele, observou um conjunto de cinco biomas: cerrado, caatinga, mata atlântica, selva amazônica e pampa. O biólogo retratou essas paisagens em litografias que foram publicadas em sua monumental obra Flora brasiliensis, composta por 40 volumes apresentando mais de 20 mil espécimes vegetais catalogados, entre 1840 e 1906. A exposição reúne cerca de 50 dessas paisagens, além de mapas e outras estampas que ajudam a entender a produção desse renomado naturalista do século XIX.

Curadoria

Julia Kovensky
Iris Kantor

Na Internet

 omapadevonmartius.ims.com.br
#MapaVonMartius 

Imprensa

(11) 3371-4455
comunicacao@ims.com.br

Visitação

Entrada gratuita
De 30 de junho de 2018 a 03 de fevereiro de 2019

Terças a domingos e feriados (exceto segundas), das 13h às 19h.

IMS Poços
Pavimento inferior
Rua Teresópolis, 90
Jardim dos Estados - Poços de Caldas/MG


Obras


Sobre Von Martius

Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-18680). O renomado naturalista alemão foi professor de botânica na Universidade de Berlim e diretor do jardim botânico de Munique. Veio ao Brasil como um dos integrantes da Missão Austríaca, que acompanhou a imperatriz Leopoldina na ocasião de seu casamento com d.Pedro I. Permaneceu no país entre 1817 e 1820 e, em companhia do zoólogo Johann Baptist von Spix, realizou expedições pelas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, onde colheu e catalogou uma vasta quantidade de espécimes vegetais.


Vídeo

Um passeio por algumas das imagens da exposição O mapa de Von Martius ou Como escrever a história natural do Brasil, acompanhado da leitura de trecho do primeiro volume da Flora Brasiliensis, publicado em Munique em 1840, em que Von Martius relembra a viagem que fez ao Brasil de 1817 a 1820.

Narração: Luiz Fernando Vianna. Vídeo e edição: Laura Liuzzi.


Eventos paralelos

Não há novos eventos previstos.


Conteúdo relacionado


Montagem no IMS Poços

Veja as fotos da exposição em processo de montagem no IMS Poços


Itinerário da exposição

Rio de Janeiro, Brasil
IMS Rio
04 de fevereiro a 23 de abril de 2017
Página da exposição O mapa de Von Martius ou Como escrever a história natural do Brasil no IMS Rio


Na Loja do IMS

O catálogo da exposição Panoramas: a paisagem brasileira no acervo do Instituto Moreira Salles, realizada em 2012 pelo IMS e pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), traz mais de 300 imagens - fotografias, desenhos e gravuras -, produzidas entre os anos de 1820 e 1920. Ao reunir os acervos fotográfico e iconográfico do IMS, a publicação aponta os procedimentos que moldaram a representação da paisagem brasileira no decorrer do século XIX. Muitas das imagens apresentadas foram feitas por artistas viajantes que passaram pelo Brasil, como Johann Moritz Rugendas, Carl Friedrich Phillipp von Martius e Charles Landseer. Também constam no catálogo trabalhos de renomados fotógrafos como Augusto Stahl, Militão Augusto de Azevedo, Georges Leuzinger e Marc Ferrez, entre outros.


Outros acervos

Mais IMS